Pplware

Chegou o Pipplware 5.1 já com suporte para o Raspberry Pi 3

Para quem ainda não sabe, o PiPplware é um sistema operativo para o Raspberry Pi, que te permite transformar a TV num mini-PC, Media Center, Consola de Jogos, e muito mais!

No passado dia 29 de Fevereiro a Fundação Raspberry Pi lançou a terceira versão do RPI e hoje o Pplware disponibiliza o PiPplware 5.1 que traz suporte completo para esta nova versão do mini PC mais popular do mundo. Se ainda não tem um Raspberry Pi 3, aproveite aqui a nossa promoção.

Com o novo RPi 3 a experiência de utilizador será certamente ainda melhor com o PiPplware 5.1. Vamos então conhecer um pouco mais o novo PiPplware 5.1

Principais novidades do Pipplware 5.1

A principal novidade desta nova versão é o suporte completo para o Raspberry Pi 3. O RPi 3 garante, em média, cerca de 50% mais performance que a segunda versão, dependendo do tipo de uso.

Nas versões anteriores do Raspberry a performance será idêntica. Aplicações mais “pesadas” serão as mais beneficiadas, como irão comprovar por exemplo com o Chromium, editores de imagem, IDEs, etc e até no Kodi e emuladores mais exigentes.

O Pipplware 5.1 é baseado na última versão do Raspbian (2016-02-26) e como tal, todo o software incluído foi actualizado, assim como o software disponível para instalação nos repositórios.

RetroPie

O RetroPie foi também actualizado para a versão 3.6. A melhor e mais completa suite de retro-gaming para o RPi contém muitas novidades em relação à anterior versão presente no Pipplware. Foram realizadas várias optimizações com vista a simplificar e melhorar a experiência do utilizador, como por exemplo na configuração de controladores, suporte a mais gamepads, configuração automática de mais emuladores, novas opções de configuração gerais e melhoramento da interface gráfica.

Os seguintes novos emuladores foram incluídos: ppsspp, lr-ppsspp (Playstation Portable), Reicast (Dreamcast), CapriceRPI e lr-caprice32 (Amstrad CPC), Colecovision e Lӧve 2D Game Engine.

Novos emuladores e ports na secção experimental, instaláveis em Settings -> RetroPie Configuration -> Experimental: OpenTTD, Zdoom, Daphne (Laserdisc Emulator), Libretro-QuickNES, Libretro-Beetle Lynx, GemRB engine (Baldur’s Gate, Icewind Dale, Planescape), ResidualVM (Engine for Grim Fandango and Escape from Monkey Island), Libretro-MESS, Libretro-MAME

No total são agora mais de 65 emuladores distribuídos por cerca de 50 sistemas/consolas e cerca de 12 Ports. Podem consultar todos as novidades do RetroPie 3.6 aqui.

Kodi

O Kodi foi actualizado para a ultima versão estável 16.0 “Jarvis” assim como todos os PVR addons. Esta nova versão conta com várias melhorias, como por exemplo na biblioteca de música, no gestor de addons, videos 3D, som de alta definição e registo de eventos.

No Pipplware foi adicionado o addon Backup, que permite fazer backups manuais ou automáticos do Kodi, localmente ou para vários serviços de alojamento online. Outra novidade no Kodi 16.0 do PiPplware é o suporte a gamepads/joysticks para controlar o Kodi. Podem encontrar as restantes novidades e mais informação sobre o Kodi 16.0 aqui e aqui.

Chromium

O Chromium foi também actualizado para a versão 48, e tal como no PiPplware anterior tem suporte a Flash, embora apenas via software. Mas a novidade é a inclusão de uma extensão que permite visualizar os Videos do Youtube, em ecrã completo, com aceleração por hardware e como tal perfeitamente fluido, sem qualquer tempo de espera.

No futuro iremos tentar introduzir também suporte a aceleração por hardware, em videos HTML5 embutidos noutras páginas web. O Chromium 48 é suportado apenas no RPi 2 e 3.

Software Adicional

O Pipplware 5.1 traz agora também  instalado o seguinte software adicional:

Actualização:

O processo de actualização é o mesmo do costume, basta executar o Update System no menu Settings ou Pipplware, no Emulation Station ou no XFCE respectivamente.

Podem também alternativamente actualizar via terminal executando:

sudo update-system

As definições não são perdidas mas um backup é sempre aconselhado.

Notas:

Ficam convidados a experimentar, e a darem as vossas opiniões e sugestões, assim como a reportar algum tipo de problema que tenham, tanto aqui como no nosso forum ou no nosso grupo do Facebook.

Exit mobile version