Os routers wireless atualmente são equipamentos que estão presentes na maioria das habitações e edifícios. Como sabemos, um router wireless permite distribuir o sinal sem a necessidade de cabos, oferecendo a mobilidade aos utilizadores numa área limitada.
Neste segmento de equipamentos existem várias marcas, modelos, características e funcionalidades. Assim, tal como em outros dispositivos, é possível mudar o “sistema operativo/firmware” do seu router e dotá-lo de novas funcionalidades. Vamos saber o que traz o novo OpenWrt 18.06 final, este vem carregadinho de novidades.
Quando se fala em alteração de firmware dos routers wireless, os nomes mais sonantes são o projecto projecto DD-WRT e OpenWrt .
Para quem não conhece, o OpenWrt é um firmware, baseado em GNU/Linux e sob os termos da licença GPLv2, que adiciona novas funcionalidades aos nossos routers permitindo tirar a melhor performance dos mesmos.
Novidades do OpenWrt 18.06
- Vulnerabilidades Spectre e Meltdown resolvidas
- Bugs ao nível do IPv6 e DHCPv6 resolvidas
- Linux kernel 4.9.111 ou 4.14.5, dependendo da arquitetura do seu router
- Auto rollback (Para reverter as configurações caso necessite)
A equipa responsável por este projeto retirou suporte a algumas plataformas e drivers. Por exemplo o Netgear R6100, no standard 802.11ac, não tem suporte na gama de frequências dos 5Ghz. A equipa espera resolver tal problema com o OpenWrt 18.06.1.
Todas as novidades desta versão podem ser encontradas aqui. O código fonte pode ser analisado aqui. Toda a documentação deste firware pode ser consultadas na página oficial do projeto.