O sistema operativo que fala
O Raspberry Pi é provalmente o mini PCs mais popular. As suas características e flexibilidade de utilização são bastante interessantes e além disso existe um conjunto de documentação que ajuda qualquer utilizador a entrar no mundo deste mini PC. Actualmente estão disponíveis o Modelo A e o Modelo B e são muitos os sistemas operativos que agora oferecem suporte para este mini equipamento.
Desta vez foi a equipa responsável pelo projecto Fedora que disponibilizou o Pidora Remix.
O Pidora Remix é o novo projecto da equipa responsável pelo Fedora, que assim oferece um sistema operativo estável, versátil e com excelentes funcionalidades para os miniPC, em concreto para o Raspberry PI. Á semelhança da distribuição Raspbian, que é baseada no Debian, o Pidora foi compilado especificamente para tirar partido do hardware do Raspberry Pi, garantido desde logo a melhor performance.
O Pidora oferece aos utilizadores do PI um conjunto de novas funcionalidades, com o objectivo de oferecer a melhor experiência com o sistema, mesmo estando fora do Desktop. A pouca potência de processamento do PI (comparado com um Desktop), obrigou a equipa a Fedora a trocar o ambiente gráfico GNOME pelo “levezinho” xFCE.
Uma das funcionalidades fantásticas, no caso do utilizador não possuir um monitor, é headless mode que permite interagir com o dispositivo por voz. Imagine por exemplo que pretende aceder ao dispositivo remotamente e como não tem monitor não consegue ver o IP. Para isso basta “perguntar” ao dispositivo que ele dá-lhe essa informação.
Tyler, CDOT’s do projecto Fedora, partilhou alguns detalhes interessantes do Pidora:
Pidora contains a number of Raspberry Pi-specific Python modules and native libraries, such as WiringPi, bcm2835, and python-rpi.gpio. The kernel is also compiled to expose the Raspberry Pi interfaces such as I2C, SPI, serial, and GPIO, and several of these can be accessed with /sys file interfaces (even from bash) without using any special libraries or modules. In addition, Pidora contains Raspberry Pi-specific utilities and libraries for access to the Broadcom Videocore IV GPU.
Tendo em contas as funcionalidades e suporte oferecido, o Pidora apresenta-se com uma excelente e alternativa plataforma para o PI.
Qual consideram a melhor plataforma/sistema para o Raspberry PI?