A distribuição Linux mais popular!
Depois de alguns meses de espera, a equipa de desenvolvimento do Linux Mint disponibilizou, este Domingo, o Linux Mint 14 release candidate, . O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.
Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros. Vamos conhecer as novidades do Linux Mint 14 “Nadia” RC.
O Linux Mint 14 RC é baseado no Ubuntu 12.10 e é o resultado de 6 meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux. Esta nova versão incluiu algumas atualizações de software e traz novas funcionalidades, que garantem, ao utilizador, sempre a melhor experiência.
Mate 1.4 e Cinnamon 1.6
O Linux Mint 14 RC está disponível em duas versões, diferença essa que acontece ao nível dos ambientes gráficos . Por um lado o produtivo, estável e maduro Mate 1.4, por outro lado o moderno e excitante Cinnamon 1.6.
Mate 1.4
A equipa responsável pelo MATE tem vindo a aperfeiçoar o ambiente gráfico que segue a linha do GNOME 2. Em 2001 o GNOME 2 foi renomeado para “MATE”, possibilitando assim que os fãs do projecto GNOME 2 continuassem com o seu ambiente gráfico favorito. O Mate 1.4 reforça a qualidade e estabilidade do ambiente gráfico pois corrige um conjunto de bugs que “assombravam” há já algum tempo o GNOME 2.
Como referido o Mate traz várias correções. O bluetooth e mate-keyring funcionam agora na perfeição e o gestor de ficheiros Caja permite agora a integração com o Dropbox.
O Mate inclui agora também o seu mapa de caracteres, Alt-Tabbing mais rápido, personalização das notificações e várias melhorias no gestor de ficheiros Caja.
Cinnamon 1.6
O Cinnamon é sem duvida um dos projectos mais interessantes e prometedores do mundo OpenSource. O Cinnamon 1.6 é mais estável que os seus antecessores e traz um conjunto de novas e interessantes funcionalidades.
Workspace OSD (On-Screen-Display)
Os ambientes de trabalho (workspaces ) são “persistentes”…isto é, sempre que um utilizador pretender criar um espaço de trabalho virtual, poderá fazê-lo carregando apenas no botão “+”. Mesmo que reinicie o sistema, os ambiente continuam disponíveis e só desaparecem quando o utilizador os remover.
Isto permitirá ao utilizador criar workspaces distintos e memoráveis, separando, por exemplo, pelo tipo de tarefas a executar (ex. produtividade, gaming, Internet, etc).
Window Quick-List
A nova janela de Quick-List apresenta um novo e agradável interface, que permite facilmente comutar entre workspaces.
Alt-Tab Thumbnails e Previews
A funcionalidade ALT-Tab, que permite trocar entre janelas, é agora configurável. No Cinnamon 1.6 podemos escolher um dos 4 modos:
- Icons (idêntico ao Cinnamon 1.4)
- Icons + Thumbnails
- Icons + Window Previews
- Window Previews
Nemo
O Cinnamon traz agora o seu próprio file browser, ao qual foi dado o nome de Nemo
MDM
Além da possibilidade da escolha dos ambientes gráficos, o Linux Mint 14 traz novas funcionalidades no Display Manager (MDM) – Gestor de Logins. O MDM disponibiliza agora cerca de 30 novos temas e podem ser encontrados mais de 2000 no site gnome-look.org.
No gestor de logins podemos agora ter “faces” em vez de termos apenas os usernames. Se o utilizador tiver uma imagem em ~/.face, então essa imagem aparecerá no gestor de logins.
A mudança de sessão também sofreu algumas alterações. O utilizador agora apenas necessita de bloquear a sessão e aquando do desbloqueio pode simplesmente iniciar com um novo utilizador.
O Cinnamon inclui cerca de 800 alterações que podem ser consultadas aqui
Software Manager
O gestor de software ganhou também novas funcionalidades e está agora muito mais estável (isto porque foi retirado o aptdaemon que era responsável por muita das vezes o software Manager parar ou crashar). O Software Manager tem agora suporte total para debconf, é iniciado sempre com privilégios de root e as pesquisas são agora mais intuitivas (pesquisa enquanto o utilizador vai escrevendo).
Artwork
O Linux Minti inclui, como sempre, uma coleção fantástica de backgrounds (via Al Butler, Nicolas Goulet e Steve Allen)
A nível de gráfico existem também alguma novidades já que foram implementadas algumas melhorias no suporte para GTK3 (através do GTK3.6) e actualizados os temas Mint-X e Mint-Z. Apesar de já o ser actualmente….
…Acham que esta vai ser a distribuição de Linux referência no futuro?