[one_fourth_last]Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêm em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Este é uma das minhas distribuições Linux preferidas e antes de existir o Ubuntu, era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci experimentei.
Depois do lançamento do Fedora 18 “Spherical Cow” em Janeiro, eis que chegou o Fedora 19 Schrödinger’s Cat…a tempo e horas.
O Fedora continua a ser uma das distribuições que mais inova, apresentando novas versões a cada seis meses. Robyn Bergeron, anunciou esta terça-feira, o Fedora 19 Schrödinger’s Cat que traz consigo algumas novidades interessantes, das quais destacamos:
- Developer’s Assistant – uma nova ferramenta para programadores, que ajuda na criação de projectos, oferecendo templates, samples, etc. Depois de finalizado o projecto, este pode ser de imediato publicado no GitHub
- Modelação e impressão 3D: Suporte para OpenSCAD, Skeinforge, SFACT, Printrun, RepetierHost e outras ferramentas
- OpenShift Origin – Permite ao utilizador criar a sua própria infraestrutura PaaS ( Platform-as-a-Service)
- node.js, Popular plataforma, baseada em Javascript, para implementação de serviços em tempo real
- Ruby 2.0.0
- MariaDB, como motor de base de dados
A distribuição Fedora é normalmente destinada a power users e esta versão 19 não é excepção. Além das novidades apresentadas apenas referir que esta versão vem com o Kernel 3.9 e usa como ambiente gráfico de trabalho o GNOME 3.8.3. Esta versão vem também como o KDE Plasma Workspaces 4.10 e com o Mate 1.6 e estão disponíveis versões com o LXDE e Xfce.
Nos próximos dias apresentamos um tutorial de instalação desta versão e uma análise mais detalhada.