Pplware

Chegou o Fedora 18 “Spherical Cow”…. atrasadíssimo!

O Fedora vem com uma versão estável do Gnome 3.6 e um instalador mais moderno

O Fedora 18 “Spherical Cow” foi certamente uma das distribuições com mais atrasos na sua disponibilização. Foram nada mais nada menos que 70 dias, após a data inicialmente prevista para o lançamento da versão mas hoje, tal como previsto recentemente pela equipa de desenvolvimento do Fedora, foi finalmente lançada a versão final do Fedora 18 “Spherical Cow”. Vamos conhecer as novidades (que são muitas e interessantes).

O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêm em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Este é uma das minhas distribuições Linux  preferidas e antes de existir o Ubuntu, era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci experimentei.

Como tem vindo a ser noticia, os vários bugs ao nível de desenvolvimento fizeram com que o o Fedora 18 “Spherical Cow” chegasse com vários dias de atraso. De acordo com Robyn Bergeron, lider do projecto Fedora, os atrasos deveram-se essencialmente à re-escrita do instalador Anaconda.

Novo instalador (Anaconda)

O Fedora 18 introduz o suporte para UEFI Secure Boot podendo agora ser instalado em máquinas que foram compradas com windows 8 instalado. O UEFI (EFI (Extensible Firmware Interface) Unificado) é uma interface de firmware padrão para PCs, concebida para substituir o BIOS (basic input/output system). Este padrão foi criado por mais de 140 empresas tecnológicas como parte do consórcio UEFI, incluindo a Microsoft.

Foi concebido para melhorar a interoperabilidade do software e abordar as limitações do BIOS…mas muitas guerras tem levantado entre a Microsoft e o mundo Linux. Como já referido, esta versão do Fedora inclui um Anaconda remodelado, que oferece agora uma interface limpa e mais atual. No entanto a equipa fez saber que o Anaconda ainda não 100% livre de bugs ver aqui

GNOME 3.6 com  ambiente de trabalho gráfico

Incluindo o Gnome Shell como interface por omissão. Nautilus, Gnome Contacts, GNOME Boxes estão também disponíveis.

Ambientes de trabalho Cinnamon e MATE estão disponíveis nos repositórios

Para os utilizadores que não gostam do GNOME Shell, o Fedora dá a possibilidade de instalarem facilmente o Cinnamon ou o MATE.

Samba 4

O Samba permite implementar mecanismos de partilha de ficheiros e impressoras, sendo assim possível o acesso a recursos do Windows a partir do Linux. O  Fedora  18 traz suporte para o Samba 4.0 que :

Suporte para a tecnologia Cloud

Esta nova versão do Fedora inclui suporte para o Eucalyptus um IaaS (Infrastructure-as-a-Service) e para a OpenStack.

Offline system update

Esta ferramenta não é exactamente o que o nome indica. Basicamente, com esta ferramenta podemos actualizar componente críticas, em modo offline.

Outras novidades:

Download: Fedora 18 “Spherical Cow” Homepage: Fedora Project

Exit mobile version