Depois do lançamento do Pipplware 5.1 há cerca de um ano, chegou hoje o tão aguardado PiPplware 6.0.
Esta versão traz várias novidades das quais se destacam o suporte aos novos CM3 e Raspberry Pi Zero W, nova versão do Kodi, nova versão do RetroPie, nova versão do Chromium, entre outras novidades. Ainda não tem o KIT Pplware RPI? Veja aqui a nossa promoção (agora com o Pipplware 6).
A principal novidade nesta versão, como já referimos é o suporte aos novos CM3 e Raspberry Pi Zero W. Para além disto houve especial atenção em melhorar a experiência de utilizador do PiPplware, com a actualização de todas as diferentes opções disponíveis e novas funcionalidades. As opções de arranque foram melhoradas, por exemplo no arranque direto para o Kodi, ao saírem, o EmulationStation é carregado automaticamente e em algumas opções existe a possibilidade de activar ou desactivar o auto-login.
O “Backup/Restore” oferece agora um backup e restauro completo do sistema, que inclui aplicações instaladas posteriormente, assim como suas definições personalizadas, mesmo as de repositórios adicionados pelo utilizador. Nova opção “PiPplware Tools”, que contém, por exemplo, uma opção para actualizar o RetroPie com melhor integração no sistema, esconder menus no Emulation Station, etc. Foi também incluído um novo menu “RetroPie” tal como existe na versão original, com todas as suas opções e uma pequena reorganização das anteriormente incluídas.
Foram adicionados também novos programas que facilitam o uso do Pi como “ambiente de trabalho” e sua gestão, mais detalhes no final. O Pipplware 6.0 é baseado na última versão do Raspbian (2017-03-02) e como tal, todo o software incluído foi actualizado, assim como o software disponível para instalação nos repositórios.
Kodi 17
O Kodi foi actualizado para a última versão estável 17.0 “Krypton” assim como todos os addons binários. As novidades no Krypton são muitas, em especial destaque para a nova skin/interface, Estuary, ficando agora com um aspecto mais moderno em relação à já “velhinha” Confluence. Outra das novidades é o suporte oficial a joysticks no Raspberry, agora com uma opção para configurar todos os botões e alguns parâmetros adicionais. Aqui ficam outras das principais novidades:
- Menus de configuração melhorados
- Varias melhorias na gestão de addons
- Melhorias na gestão de bibliotecas de Musica
- Novo leitor de media, chamado VideoPlayer que substitui o antigo DVDPlayer
- Melhor performance e facilidade de configuração de addons PVR (Personal Video Recorder)
- Uma nova interface Web baptizada de Chorus2
Podem encontrar as restantes novidades e mais informação sobre o Kodi 17 aqui.
RetroPie
O RetroPie foi também actualizado para a versão 4.1.19. A melhor e mais completa suite de retro-gaming para o RPi contém muitas novidades em relação à anterior versão presente no PiPplware.
O RetroPie está agora mais simples de configurar, independentemente dos controlos/gamepads que usem, tudo é mais fácil e com suporte a uma ainda maior diversidade de controlos como o Steam Controller e “home made joysticks” via GPIO. Novas opções de configuração gerais foram adicionadas, como por exemplo um editor de configurações RetroPie/RetroArch, uma interface web para gestão do RetroPie, possibilidade de consultar o wiki directamente no RetroPie Configuration, novos temas para o Emulation Station, etc. Todos os emuladores foram actualizados para a última versão disponível, o que significa melhor compatibilidade com jogos/roms e melhor performance.
Os seguintes novos emuladores/consolas foram incluídos:
- lr-glupen64 (Nintendo 64 alternative)
- lr-hatari (Atari alternative)
- lr-mame2014 (MAME alternative, 0.159 romset)
- PCFX emulator lr-beetle-pcfx
- TRS-80 emulator sdltrs, TI-99/4A emulator ti99sim
- Oric 1/Atmos emulator Oricutron.
E os seguintes novos ports foram adicionados:
- The Ur Quan Masters (Port of DOS game Star Control 2)
- Xrick (Port of Rick Dangerous)
- Solarus Engine (Homebrew Zelda Clone)
- SDLPoP (Prince of Persia Port)
- Cannonball (Outrun Engine)
- Stratagus (Warcraft and Starcraft Engine)
- OpenBOR (Beats of Rage 2d Sidescrolling Game Engine)
- Commander Genius (Port of Commander Keen), Micropolis (Open source version of Sim City Classic)
- Aleph One (Open Source port of Marathon Series)
- Giana’s Return (Fan-Made sequel to the Giana Sisters)
- Lincity (Sim City Clone), Simcoupe (SAM Coupé Emulator)
- Dinothawr (lr-dinothawr – standalone libretro puzzle game)
- Tyrquake (Standalone, not libretro)
- darkplaces-quake.
De notar que agora o RetroPie/PiPplware traz menos emuladores instalados de origem, no entanto tudo é facilmente instalável através do RetroPie Configuration. Desta forma o utilizador instala apenas o que quer, o sistema fica mais limpo e não demasiado grande.
No total são agora mais de 70 emuladores distribuídos por mais de 55 sistemas/consolas e cerca de 30 Ports. Podem consultar todos as novidades do RetroPie 4.1.19 aqui.
Chromium 56
O Chromium foi também actualizado para a versão 56, e tal como no PiPplware anterior tem suporte a Flash (sem aceleração por hardware). Mas a principal novidade aqui, para além da redução no consumo de RAM, é a nova optimização do mesmo para o Raspberry, passando agora a ser possível visualizar videos com aceleração por hardware, de forma estável.
Por exemplo o Pi 2 será capaz de reproduzir vídeos do Youtube a 720p, tanto em modo janela como fullscreen de forma fluída, e o Pi 3 a 1080p nos mesmos modos. De notar que apenas vídeos codificados nos formatos suportados no hardware do Pi, beneficiarão desta melhoria. O Chromium 56 é agora suportado em todas as versões do Raspberry.
O Pipplware 6.0 traz agora também instalado o seguinte software adicional:
- omxplayerGUI, um leitor de videos/musica, com uma interface gráfica mínima, mas com suporte a aceleração por hardware e funciona tanto em modo janela com fullscreen. Baseado no omxplayer.
- KWeb, um navegador web “lightweight” em alternativa ao Chromium, que utiliza o leitor omxplayerGUI para reprodução de videos web. Substitui os browsers Epiphany e Netsurf, anteriormente incluídos.
- RealVNC (servidor e cliente), um servidor de VNC, que permite aceder e controlar remotamente, a partir de qualquer dispositivo, qualquer software presente no Raspberry, em tempo real. Possibilidade de configurar o cloud VNC que permite controlar o Raspberry, de qualquer local, via internet, sem necessidade de configurar routeamentos. Tem a possibilidade de activar o “modo experimental de captura directa”, que permite visualizar aplicações que usam a camada de renderização directa, como os terminais virtuais, o Kodi, o módulo da camara, etc, de modo semelhante ao dispmanx_vnc. Substitui o vncserver anteriormente incluído e está também desactivado por omissão, para o activarem devem ir Raspberry Pi Configuration -> Interfaces -> VNC
- PiClone, ferramenta para clonar cartões, caso possuam um leitor de cartões USB ligado ao Raspberrry.
NOTA: O software de programação presente no Raspbian, não está mais incluído, mas existe uma opção para o instalar em PiPplware Tools -> Install/remove Raspbian bundled programming software.
Actualização
O processo de actualização é o mesmo do costume, basta executar o Update System no menu Settings ou Pipplware, no Emulation Station ou no XFCE respectivamente.
Podem também alternativamente actualizar via terminal executando:
sudo update-system
Como é lógico, não perdem as vossas definições, mas um backup é sempre aconselhado.
Notas:
- A actualização só está disponível para utilizadores do PiPplware 5.0 ou superiores.
Um grande agradecimento ao Diogo Santos por todo o trabalho desenvolvido ao longo das várias versões do projeto PiPplware.