Pplware

Linux Mint 13 “Maya” – 2 edições disponíveis

Depois de há uma semana termos anunciado o Linux Mint 13 “Maya” RC (ver aqui), a equipa de desenvolvimento do Linux Mint disponibilizou esta quarta-feira a versão final do Linux Mint 13, estando esta disponível em duas versões (Mate e Cinnamon 1.4)  . O Linux Mint 13 é uma distribuição baseada no Ubuntu 12.04 mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.

2 edições: Mate 1.2 e Cinnamon 1.4

Como referido, o Linux Mint 13 Maya é baseado no Ubuntu 12.04 e está disponível em duas versões com ambientes gráficos diferentes. Por um lado o produtivo, estável e maduro Mate 1.2, por outro lado o moderno e excitante Cinnamon 1.4.

Mate 1.2

O Mate 1.2 é bastante estável e funciona correctamente na grande parte dos computadores. Esta é um dos ambientes de trabalho mais produtivos e simples de usar. O Mate vem com suporte para o mintMenu, mintDesktop, Compiz e tudo o resto que fez do Gnome 2 o desktop mais popular.O Mate foi desenvolvido em GTK2.

Cinnamon 1.4

O Cinnamon é um dos mais modernos ambientes de trabalho, oferecendo um interface bastante robusto, agradável e essencialmente muito rápido, devido as tecnologias utilizadas. O Cinnamon necessita de mais requisitos da máquina quando comparado com o Mate, mas o resultado vale bem a pena. Apesar de existirem ainda algumas arestas a limar…este ambiente de trabalho promete!

MDM

Além dos desktops, o Linux Mint 13 Maya traz também um novo Display Manager (MDM) que é baseado no GDM 2.20. Este gestor oferece uma interface gráfica permitindo um conjunto de configurações.

A nível de gráfico existem também alguma novidades já que foram implementadas algumas melhorias no suporte para GTK3 (na edição Cinnamon) e actualizados os temas Mint-X e Mint-Z.

A colecção de backgrounds foi também renovada, estando agora disponíveis várias fotos, de um artista Irlandês, conhecido como “masterbutler“.

O Linux Mint 13 é uma versão LTS (Long Term Support) e como tal terá suporte até 2017. Tal como referido anteriormente, o Yahoo passa a ser o motor de busca por omissão para vários países como é o caso do Reino Unido, EUA, Alemanha, Franca e Espanha. Esta mudança faz parte de uma parceira com o objectivo de angariar receitas para desenvolvimentos futuros.

Licença: GPL Download: Mint-13 com Cinnamon 32 bits [817MB] | 64 bits [801MB] Download: Mint-13 com Mate 32 bits [898MB] | 64 bits [885MB] Homepage: Linux Mint

Exit mobile version