Depois de um ano após o lançamento do Fedora 20 Heisenbug, a equipa responsável pelo projecto lançou no final do dia de ontem o Fedora 21. Como parte da iniciativa Fedora.next, esta versão está disponível em três variantes: Cloud, Server, e Workstation.
Depois de vários adiamentos, chegou finalmente a distribuição Linux Fedora, na versão 21.
O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêm em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial.
Como referido o Fedora 21 está disponível em variantes: Cloud, Server, e Workstation.
Versão Workstation
Esta é a versão direccionada para desktops/portáteis. Incluiu várias ferramentas de desenvolvimento e a partir de agora passa a ser mais fácil gerir e instalar software. O Terminal sofreu também algumas melhorias.
Esta versão vem com o kernel Linux 3.17, systemd 216, Mesa 10.3.3, Xorg Server 1.16.1 e com o GNOME 3.14. Como browser vem com o Firefox 33 e ao nível de suite de produtividade traz o LibreOffice 4.3.4.1. Está também disponível o Empathy 3.12.7, Rhythmbox 3.1.1, Transmission 2.84, Shotwell 0.20.2 e claro as GNOME apps (Nautilus, Gedit, etc).
Há também algumas novas aplicações como é o caso do GNOME Weather, Boxes e Bijiben.
Versão Cloud
Esta é uma versão mais minimalista que pode ser utilizada em ambientes virtualizados.
Versão Server
A versão Server é destinada a servidores (Web, Bases de dados, etc).
O Pplware irá nos próximos dias testar esta distribuição e trazer até aos nossos leitores um guia de instalação e apresentação mais detalhada das novidades.