Inclui ambiente gráfico MATE
O Fedora é um sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Este é uma das minhas distribuições Linux preferidas e antes de existir o Ubuntu, era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci experimentei.
Depois de vários atrasos (cerca de dois meses), eis que a equipa do projecto Fedora disponibilizou a versão beta do Fedora 18, baptizado de “Spherical Cow” .
Como tem vindo a ser noticia, os vários bugs ao nível de desenvolvimento fizeram com que o o Fedora 18 “Spherical Cow” Beta chegasse com cerca de dois meses de atraso,estando assim apenas prevista a versão final para 2013. É sabido que o novo instalador Anaconda, que foi incorporado nesta versão e que sofreu um restyling, tem causado alguns problemas têm impossibilitado o projecto Fedora de cumprir o calendário. A nova versão do ambiente gráfico Gnome e a nova versão do Kernel têm também ajudado no atraso da disponibilização desta versão.
Relativamente às novidades e apesar de esta não ser uma versão final, o Fedora 18 “Spherical Cow” Beta traz já algumas novidades interessantes das quais se destacam:
- Ambiente gráfico MATE – Para quem não conhece, o Mate é um fork do Gnome 2 e é compatível com o Gnome 3.
- Gnome 3.6
- Anacom – Nova interface de instalação
- Versão final do Samba 4
- Xfce 4.10 e Cinnamon 1.6.7 estão disponíveis nos repositórios da distribuição
- Suporte para domínios Active Directory
- Melhorias no NetworkManager
Confira aqui todas as novidades desta versão
Com todos estes atrasos, a versão final estará disponível apenas a 08-01-2013, tal como indica no site do projecto (ver aqui).