Pplware

Chegou a hora de instalar o LibreOffice 4.0

Uma das melhores suites de produtividade gratuitas

O Libreoffice é um dos  melhores  softwares de produtividade Open Source que advém do código fonte do OpenOffice.  A Document Foundation anunciou, no inicio do mês o LibreOffice 4.0 que  reflecte os objetivos “imaginados” pela comunidade desde o aparecimento do Libreoffice  , em Setembro de 2010: uma base de código mais limpa e um conjunto melhorado de recursos, melhor interoperabilidade e um ecossistema mais diverso e abrangente.

Para quem pretender instalar facilmente o LibreOffice 4.0 no Ubuntu 13.04, 12.10 e 12.04 e derivados, basta que sigam os próximos passos.

Como é publico, o LibreOffice 4.0 traz um conjunto de interessantes novidades que incluem uma melhor integração com o Unity, opção para usar o Firefox Personas, melhor interoperabilidade com documentos DOCX e RFT, uma nova aplicação: LibreOffice Impress Remote Android e muito muito mais. Podem ver tudo aqui, incluindo um vídeo criado pelo nosso leitor Carlos Carvalho.

O LibreOffice pode ser instalado de várias formas, mas hoje ensinamos como podem facilmente instalar via PPA. Além disso, esta versão traz já um conjunto de tweak para tiram partido das características do Ubuntu.

Para instalar o LibreOffice 4.0 basta que abra o terminal e insira os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

O processo de instalação/actualização demora cerca de 10 minutos. Após a instalação basta ir a Dash e executar um dos componentes do LibreOffice:

 

LibreOffice Impress

O LibreOffice Impress é semelhante ao Powerpoint, permitindo a criação de apresentações.

 

Math

O Math (fórmula) tal como o nome indica serve para escrever fórmulas, equações ou inequações de diversas áreas tal como: matemática, física, química, etc.

Ao contrário do Microsoft Office, no LibreOffice o editor de equações tem aplicação própria, o que traz como vantagem principal a exportação das fórmulas produzidas em mml (para páginas Web).

 

Draw

Tal como o nome indica o programa Draw serve para fazer desenhos, neste caso vectoriais. Mas faz muito mais que isso – veja aqui

LibreOffice Calc

Idêntico ao Microsoft Excel, aqui podemos fazer tudo o que é calculo, estatística, gráficos, etc etc.

LibreOffice Writer

O Writer é ao estilo do popular Microsoft Word. Com ele podemos produzir os mais diversos documentos, tendo ao dispor um conjunto de funcionalidades que permitem dar um estilo profissional a todos os conteúdos.

LibreOffice 4.0: Novos recursos

O LibreOffice 4.0 oferece muitas novas características, das quais se destacam

O Libreoffice é sem duvida uma das melhores suites de produtividade. Num período de crise financeira, o Libreoffice pode ajudar as empresas a poupar uns trocos já que é gratuito e oferece a grande parte das funcionalidades de outras suites. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade. Licença: LGPLv3 Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download: Escolha aqui o seu sistemas operativo Homepage: LibreOffice

Exit mobile version