Novidade: Ubuntu TV disponível para ser instalada em qualquer máquina. Veja aqui como proceder à instalação
Em 2004, Mark Shuttleworth anunciou o Ubuntu 4.10 Warty Warthog e até aos dias de hoje (actualmente na versão 11.10), este sistema operativo tem ganho maturidade, muito adeptos e por isso é uma das distribuições Linux mais popular do planeta.
Apesar de ser direccionada para servidores e desktops, Mark Shuttleworth lançou um desafio à comunidade Ubuntu para estes começaram a pensar em novos desafios e ir mais além do PC tradicional (ver aqui) e entrar em novos mundos como os tablets, smartphones, carros e TV’s.
Ao contrário dos rumores que circulavam na Internet, a Canonical acaba de anunciar no CES 2012 em Las Vegas uma SmartTV, com o sistema operativo Ubuntu e interface Unity.
Apesar de ser criticado por muitos utilizadores, o Unity foi escolhido pela Canonical como interface padrão do seu projecto Ubuntu TV – TV para seres humanos. Apesar de existirem algumas modificações na interface, a Canonical espera assim juntar os dois mundos (PC e TV), permitindo que os utilizadores facilmente se adaptem a qualquer dos ambientes.
Além das características tradicionais de uma TV, o projecto Ubuntu TV permitirá:
- Integrar serviços de cabo e satélite
- Integração com smartphones, tablets, monitores, etc. Possibilidade de ver os conteúdos (ex. vídeos, fotos) em vários equipamentos. Além disso é possível por exemplo ver parte de um filme na TV e posteriormente (já fora de casa) ver o resto no smartphone ou table.
- Pesquisa inteligente de canais
- Integração com serviços online (ex. youtube, redes sociais, etc)
- Possibilidade de correr aplicações de outras empresas
- Suporte para vários idiomas
- Possibilidade de gravação de conteúdos
Vejam aqui todas as características e especificações técnicas
Everything you want in a TV.In a TV.
Veja o vídeo que a Canonical disponibilizou para termos uma ideia das potencialidades da
Com disponibilização do projecto Ubuntu TV a Canonical espera ombrear com a Apple e Google no segmento da Televisão. Por outro lado, começa-se agora a perceber a insistência por parte da Canonical em manter o Unity como interface padrão do seu sistema operativo. A Smart-TV baseada no Ubuntu estará disponível no mercado Chinês e dos Estados unidos no final deste ano. Neste momento a Canonical procura estabelecer parcerias com empresas do segmento das TVs para que passem a incorporar a sua interface.
Qual a sua opinião relativamente ao projecto Ubuntu TV com a disponibilização da interface Unity?