A calendarização das versões do Ubuntu não é sempre clara para todos. Existem versões regulares, LTS (Long Term Version), versões para servidor, versões Alpha, Beta, etc.
Um vídeo criado por MadshRH com voz de Alan Pope, ajuda a clarificar as confusões que existem em relação às diversas versões Ubuntu.
Confira em vídeo todas as versões Ubuntu e o que as diferencia.
Olá, o meu nome é Alan Pope e estou aqui para vos falar acerca da agenda de lançamentos do Ubuntu.
De 6 em 6 meses é produzida uma nova versão do Ubuntu Desktop e do Ubuntu Server. A actualização para novas versões é e continuará a ser grátis.
LTS é um acrónimo para “Long Term Support” (Suporte a Longo Prazo). Com a versão LTS obtêm-se 3 anos de suporte na versão Desktop do Ubuntu. Não existem custos adicionais para a versão LTS, o que a torna ideal para utilizadores empresariais durante projectos de longa duração.
O nome oficial de um lançamento Ubuntu utiliza o ano e o mês da data de lançamento como número de versão. Se o lançamento é adiado, o número da versão também muda. O primeiro lançamento Ubuntu foi o Ubuntu 4.10, ou seja, foi lançado em 20 de Outubro de 2004.
Tendo em conta que as datas de lançamento podem ser alteradas e o ser humano tende a preferir nomes em vez de números, são também atribuídos nomes de código aos lançamentos do Ubuntu. Os nomes de código usam um adjectivo e um animal começados pela mesma letra. Exceptuando os primeiros 3 lançamentos, os nomes de código são sempre por odem alfabética.