Há certas questões que eu vejo frequentemente aqui no blog e no forum. Uma delas é a questionar como se muda o fundo do GRUB (Boot Loader – Gestor de inicialização dos sistemas operativos). Pois bem, tal é possível mas antes de conhecer o Burg Manager, a “receita de comandos” tornava esta operação um bocado complexa para alguns utilizadores.
Com a aplicação Burg Manager tudo é bem mais simples, vamos conhecê-la.
O Burg Manager permite efectuar alterações facilmente no GRUB, através de uma interface bastante intuitiva a organizada.
Como instalar o Burg Manager no Ubuntu?
Passo 1 – Importar a chave do repositório para instalar o Burg Manager. Para isso, abrir a consola e inserir o seguinte comando:
sudo wget http://www.sourceslist.eu/?download=public.key -O- | sudo apt-key add -
Passo 2 – Em seguida, abrimos o Ubuntu Software Sources e no separador Other Software, carregamos em Add e adicionamos o novo repositório
deb http://www.sourceslist.eu/repo/ubuntu lucid main non-free
Passo 3 – Depois do repositório ter sido incluído na nossa lista de repositórios, basta procurar no Ubuntu Software Center por Burg-Manager
Depois de instalado, o Burg-Manager fica disponível no menu System Tools—>Burg Manager.
Iniciamos a aplicação, e inicialmente devemos configurar em que idioma que pretendemos que a aplicação seja apresentada
De seguida, a aplicação apresentará todas as opções para configuração. Para iniciar devemos mandar instalar o burg carregando no botão para o efeito
Como já referimos, o Burg-Manager permite realizar várias configurações. Por exemplo, se pretendermos alterar o background do Grub podemos fazê-lo através separador Instalar Temas escolhendo um dos disponíveis.
No separador parâmetros, podemos definir qual o sistema operativo por omissão, qual o tempo de apresentação do menu de boot e a resolução desse menu.
Nos parâmetros avançados podemos configurar alguns parâmetros extra do Grub, como por exemplo definir uma password para o boot dos sistemas operativos.
Depois de tudo configurado, devemos aplicar as configurações e testar para ver se funciona. Para isso devemos reiniciar o sistema e verificar se na hora do boot dos sistemas operativos as alterações realizadas foram aplicadas com sucesso.
Alguns exemplos
Tema Chiba
ubuntu2 (showing circular progress bar)
Podem ver mais temas aqui
Fiquei fã desta aplicação, uma vez que é bastante simples de preoceder a configurações nível do GRUB. É caso para dizer, o Linux está cada vez mais “user-Friendly”.