…e criando a sua própria cloud e aplicações web based
Em tempos de crise financeira, as empresas/organizações definem estratégias para o presente e futuro, com o objectivo de se tornarem mais competitivas, optimizarem os recurso, sempre com o objectivo de reduzirem aos máximo os seus encargos. Ainda em 2012 demos a conhecer aqui a estratégia da companhia de seguros Tranquilidade que migrou cerca de 750 máquinas para linux, garantindo uma redução de custos anuais da ordem de 80% por posto de trabalho.
De acordo com um artigo publicado no The Sunday Times pode ler-se que o banco Barclays espera poupar anualmente cerca de 90% do budget, destinado as TI, adoptando o sistema operativo Linux e criando a sua própria cloud e respectivos serviços.
Segundo informações publicadas no The Sunday Times, o banco Barclays pretende poupar anualmente milhões de euros/dólares, abandonando os gigantes da tecnologia como é o caso da Microsoft, Google, Oracle, SAP, entre outras. Para isso, o banco tem como objectivo criar a sua própria cloud, para suporte aos mais diversos serviços (muitos dos serviços podem ser criados pelos próprios recursos humanos das TI da Instituição bancária) e também adoptar o GNU/Linux, como o sistema operativo principal para desktops e servidores.
Tristan Rogers, CEO da empresa de software colaborativo ConcretePlatform, referiu que a Microsoft e Oracle continuam mantendo o modelo de cobrança, de longos anos, associados aos sistemas:
Both Microsoft and Oracle have long made money from arcane charging models on their operating systems
Tristan referiu ainda que nesta era moderna de desenvolvimento, onde tudo assenta na Web, não é fundamental ter servidores/serviços Microsoft até porque estes têm custos associados…assim como os serviços Oracle, entre outros:
In modern browser based web development, the use of Windows on your server, for example, is pretty redundant, yet many companies still pay substantial royalties to Microsoft for the privilege. Then there are the SQL and Oracle database costs
Combinando a criação da cloud “interna” e a adopção do Linux, o Barclays espera poupar anualmente cerca de 90% nos encargos com sistemas e serviços (não no TI em geral), depois da alteração da sua infraestrutura. Segundo declarações de um representante do Barclays, a adopção das estratégias ira permitir a poupança de dinheiro mas também abrirá um novo leque de novos serviços integrados, que permitirá a Instituição bancária ser mais eficiente, dando resposta às diversas necessidades dos clientes. [via The Sunday Times]