Em Linux, o Amarok tem sido indiscutivelmente o player de música de referência dos últimos anos. Felizmente a concorrência tem aumentado e já existem algumas alternativas de grande qualidade, como é o caso do Banshee que desde a versão 1.0 deixou de ser um mero “music player” para passar a incluir também o suporte para vídeo.
O Banshee é especialmente desenvolvido para o GNOME (utiliza o GTK+ e o GStreamer), apesar de funcionar perfeitamente em qualquer Desktop environment (KDE, Xfce, etc).
Actualmente encontra-se na versão 1.2.1, versão esta que nos brinda com inúmeras funcionalidades, das quais há que destacar:
- Suporte para vídeo
- Suporte para leitores portáteis
- Suporte para podcasts
- Last.fm
- Play queue
- Capas dos álbuns
- Filtros por álbuns e por artistas
- Pesquisa e Smart Playlists
- Equalizador de 10 canais
- Rádio através da Internet
Nos repositórios do Ubuntu 8.04 Hardy Heron, encontramos a antiga versão 0.13.2, por isso será necessário adicionar o repositório oficial do projecto Banshee para termos acesso à última versão deste player :
deb http://ppa.launchpad.net/banshee-team/ubuntu hardy main
Agora basta fazer o update dos repositórios e instalar o pacote banshee-1.
Já há uns meses que o ando a testar e posso dizer que tenho gostado bastante. Mesmo assim, não passará a ser o meu player principal porque esse lugar continua a pertencer (talvez por uma questão de hábito) ao Rhythmbox.
NOTA: Este artigo foi elaborado por Rui Brás para o Peopleware.