A ASUS, uma das empresas lideres na produção de netbooks, anunciou a entrada de três modelo de netbooks que têm pré-instalado o Ubuntu 10.10 (Maverick Meerkat). Segundo informações da própria empresa, os modelos são o EeePC 1001PXD, 1011PX e o 1015PX (ver aqui), podendo no futuro ser alargado a outros modelos.
Quando a ASUS apresentou o EeePC em 2007, este vinha com a distribuição Linux Xandros. A Microsoft rapidamente se apercebeu da importância dos netbooks e produziu uma versão mais leve do seu sistema operativo, o Windows 7 Starter. Desde aí, a maioria dos netbooks disponíveis no mercado vêm equipados com esse sistema operativo da Microsoft. No entanto, com a parceria entre a Canonical e a ASUS, parece que o Ubuntu vai “renascer” para os netbooks.
Segundo Chris Kenyon, vice-presidente de serviços de OEM da Canonical “ A parceria com a ASUS é um passo muito importante para a Canonical, uma vez que irá colocar o Ubuntu em “mãos” de um público maior. Certamente que as pessoas ficarão felizes por saber que que a máquina funcionará correctamente, e que o sistema operativo irá tirar todo o partido de todo o hardware”.
Por outro lado, Stanley Chang director de produtos da ASUS referiu que: “Desde a sua criação, o ASUS Eee PC tem proporcionado, e continua a fornecer a melhor experiência de computação na cloud para os utilizadores, enquanto o Ubuntu é um sistema operativo livre, conhecido pela sua capacidade de personalização e estabilidade. Para cumprir o diferentes necessidades de um mercado diversificado com base no utilizador, a aliança estratégica com o Ubuntu é absolutamente uma win-win de cooperação.”
Quando questionado sobre a escolha do Ubuntu e não de outra distribuição Linux, Kenyon referiu que há muitas razões que contribuem para a comercialização do Ubuntu. “Há uma série de factores que tornam o Ubuntu uma proposta atraente para a ASUS e seus para os nosso clientes. O Ubuntu continua a caracterizar-se pelo design atraente, facilidade de uso e segurança, e é o terceiro sistema operativo mais popular do mundo theinquirer.net
Será que esta é uma boa aposta da ASUS? Qual a vossa opinião?