Pplware

Asturix – Uma distribuição espanhola, derivada do Ubuntu

Com um ambiente gráfico desenvolvido apenas com tecnologias WEB

Tem um computador antigo, perdido algures no sótão ou na cave e não sabe o que lhe fazer? Porque não instalar-lhe um Linux e transformá-lo numa máquina útil, para acesso à Internet e redes sociais, produzir documentos com o Libreoffice, criar um media Center, etc.

No segmento Linux são muitas as distribuições que conseguem cumprir estes requisitos mesmo para máquina já com alguma idade. Hoje vamos conhecer o Asturix.

Asturix – nome derivado de Astúrias (Espanha)  é um projecto espanhol que tem como objectivo criar um comunidade para produzir software livre.  O Asturix é uma distribuição baseada no Ubuntu dos sistemas operativos mais inovadores e têm como Highlights a interface simples e bem organizada, fácil integração com as redes sociais e micro-blogging, integração com as aplicações Web mais popular e a integração com o serviço Jamendo.com que permite o download gratuito de músicas.

Há cerca de um ano, a equipa responsável pelo projecto lançou o Asturix 4, tendo sido caracterizado por ser uma distribuição inovador, simples e muito leve. Principais características:

Requisitos

Como requisitos, este projecto é pouco ambiciosos:

Recomendado:

Mínimo
Asturix ON – nova geração de ambientes gráficos de trabalho

Tal como referido,  uma das características do Asturix é o ambiente gráfico de trabalho Asturix ON   que foi desenvolvido apenas em tecnologias web, tais como, HTML5, CSS3 e Javascript. Esta é uma característica muito interessante, já que facilita o desenvolvimento de aplicações/widgets para este ambiente gráfico. O Asturix ON é leve e simples (não se preocupe sem tem um PC com uma placa gráfica pouco potente) e como é baseado em QT e usa na interface com o utilizador o Sencha, facilmente pode ser portado para os dispositivos móveis.

Veja no seguinte vídeo uma demonstração do Asturix

Este distribuição GNU/Linux, que teve como origem o país de “Nuestros Hermanos” é muito interessante para máquinas já antigas e não só. Esta é uma distribuição Out-of-box, uma vez que traz consigo o software essencial para trabalhar e acesso à Internet/redes sociais. O Asturix ON é sem  duvida um ambiente gráfico de trabalho muito interessante, uma vez que é muito leve e baseado nas tecnologias Web actuais. Experimentem e digam-nos qual o vosso feedback relativamente a esta distribuição.


Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Asturix

Exit mobile version