Asterisk 1.8.0 com Google Voice e suporte para IPv6
Quando se fala em VoIP (Voz sobre IP) e soluções gratuitas, é quase inevitável não falar do popular Asterisk. Para quem não conhece, o Asterisk é um software de código aberto que permite “transformar” um simples computador num servidor de comunicações como se de uma central telefónica multi protocolo se tratasse.
A Digium, é a empresa que promove o Asterisk, mas actualmente é a comunidade de programadores que contribui fortemente para os avanços da aplicação. Recentemente foi lançada a versão 1.8.0 com algumas novidades interessantes.
O Asterisk tem suporte para os principais protocolos de abertos, dos quais se destacamo o SIP, MGCP e IAX.
Principais características do Asterisk
- Sistema de telefonia IP-PBX;
- Distribuidor Automático de Chamadas (DAC);
- Unidade de Resposta Audível (URA);
- Correio de Voz com integração com o correio electrónico;
- Relatório e estatísticas das chamadas;
- Facilidade de administração e gestão através da Web;
- Compatível com os PBX’s analógicos;
- Compatível com os telefones digitais IP;
- Conectividade com troncos analógicos e digitais;
- Sistema voltado para pequenas e médias empresas
Relativamente à versão 1.8, existem algumas novidades das quais destacamos:
- Suporte para o protocolo IPv6 no driver SIP Channel
- Suporte a CPI (Connected Party Identification)
- Suporte para o Google Talk e Google Voice
- Integração com o calendário do Microsoft Exchange, CalDav iCalendar
- Segurança no protocolo RTP
Confira todas as novidades aqui
Deixamos aqui um vídeo de 47 min, de introdução ao Asterisk.
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Segundo informações no site do projecto, instalar o Asterisk demora menos de 30 minutos, tendo o utilizador ao seu dispor um interface simples, web-based, para proceder a todas as configurações. Está interessado? Então comece por aqui