Pplware

Asterisk Now 4.0 – Instale uma Central Telefónica VoIP

Quando se fala em VoIP (Voz sobre IP) e soluções gratuitas, é quase inevitável não falar do popular Asterisk. Para quem não conhece, o Asterisk é um software de código aberto que permite “transformar” um simples computador num servidor de comunicações como se de uma central telefónica  multi protocolo se tratasse.

A Digium é a empresa que promove o Asterisk, mas actualmente é a comunidade de programadores que contribui fortemente para os avanços da aplicação. Hoje vamos ver como é fácil instalar o Asterisk Now 4.0.

O Asterisk tem suporte para os principais protocolos de abertos, dos quais se destacamos o SIP, MGCP e IAX.

Principais características do Asterisk

Como instalar o Asterisk Now 4.0?

Depois de fazer o download do Asterisk Now 4.0 basta gravar o .iso num CD/DVD ou PEN e arrancar o sistema. Na primeira interface de instalação devem escolher Full Install (ou então a opção que se adequa ao vosso cenário).

O sistema vai carregar alguns pacotes necessários para a instalação de toda a plataforma. O processo demorará entre 3 a 5 minutos.

Na parte da configuração do TCP/IP devem activar o protocolo IPv4 e IPv6. Neste ponto podem fazer uma configuração manual ou definir que será via DHCP.

Agora devem indicar o fuso horário.

E por fim indicar uma password inicial para acesso ao sistema.

A instalação completa da plataforma demora cerca de 30 minutos. Depois de reiniciado, devem introduzir as credenciais definidas anteriormente (utilizador: root/ password: definida anteriormente). Depois de autenticados com sucesso, o sistema informa do endereço IP para acesso à Interface Web.

Já dentro da interface web, devem começar por criar uma conta para acesso à plataforma.

Nos próximos artigos vamos explorar as funcionalidades mais importantes do FreePBX e mostrar como podem realizar algumas configurações.

O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”! Hoje em dia um utilizador pode facilmente pode ter em sua casa uma solução VoIP, recorrendo a plataformas opensource, ou gastar alguns (poucos) euros e ter uma solução de âmbito profissional (ver aqui o ZyCoo UC510).

Licença: GPL Download: Escolha aqui a sua versão (32 bits ou 64 bits) Homepage: Asterisk

Exit mobile version