Quando se fala em VoIP (Voz sobre IP) e soluções gratuitas, é quase inevitável não falar do popular Asterisk. Para quem não conhece, o Asterisk é um software de código aberto que permite “transformar” um simples computador num servidor de comunicações como se de uma central telefónica multi protocolo se tratasse.
A Digium é a empresa que promove o Asterisk, mas actualmente é a comunidade de programadores que contribui fortemente para os avanços da aplicação. Hoje vamos ver como é fácil instalar o Asterisk Now 4.0.
O Asterisk tem suporte para os principais protocolos de abertos, dos quais se destacamos o SIP, MGCP e IAX.
Principais características do Asterisk
- Sistema de telefonia IP-PBX;
- Distribuidor Automático de Chamadas (DAC);
- Unidade de Resposta Audível (URA);
- Correio de Voz com integração com o correio electrónico;
- Relatório e estatísticas das chamadas;
- Facilidade de administração e gestão através da Web;
- Compatível com os PBX’s analógicos;
- Compatível com os telefones digitais IP;
- Conectividade com troncos analógicos e digitais;
- Sistema voltado para pequenas e médias empresas
Como instalar o Asterisk Now 4.0?
Depois de fazer o download do Asterisk Now 4.0 basta gravar o .iso num CD/DVD ou PEN e arrancar o sistema. Na primeira interface de instalação devem escolher Full Install (ou então a opção que se adequa ao vosso cenário).
O sistema vai carregar alguns pacotes necessários para a instalação de toda a plataforma. O processo demorará entre 3 a 5 minutos.
Na parte da configuração do TCP/IP devem activar o protocolo IPv4 e IPv6. Neste ponto podem fazer uma configuração manual ou definir que será via DHCP.
Agora devem indicar o fuso horário.
E por fim indicar uma password inicial para acesso ao sistema.
A instalação completa da plataforma demora cerca de 30 minutos. Depois de reiniciado, devem introduzir as credenciais definidas anteriormente (utilizador: root/ password: definida anteriormente). Depois de autenticados com sucesso, o sistema informa do endereço IP para acesso à Interface Web.
Já dentro da interface web, devem começar por criar uma conta para acesso à plataforma.
Nos próximos artigos vamos explorar as funcionalidades mais importantes do FreePBX e mostrar como podem realizar algumas configurações.
O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”! Hoje em dia um utilizador pode facilmente pode ter em sua casa uma solução VoIP, recorrendo a plataformas opensource, ou gastar alguns (poucos) euros e ter uma solução de âmbito profissional (ver aqui o ZyCoo UC510).