Pplware

apt-get – a ferramenta mágica

Os utilizadores que usam Ubuntu, quando se fala da ferramenta ap-get, “sobem às nuvens”. Os mais preguiçosos e que não gostam de usar a shell, vão dizer que o que está a dar é o Synaptic Package manager.

Ambas as ferramentas são fantásticas pois permitem facilmente instalar programas no Debian/Ubuntu. Atenção, pois quando refiro a palavra “facilmente” é mesmo facilmente e acreditem que é mais fácil e rápido instalar um programa no Debian/Ubuntu do que no Windows.

Ora vejamos, pretendemos instalar um programa no Windows: começamos por ter de procurar esse programa, ver versões, ver se necessita de alguma programa adicional, etc. No Ubuntu, com um simples comando o programazinho está instalado.

(Atenção, esta parte não é para ler: É claro que o nosso Ubuntu tem de estar “afinado”, para que se confirme o que eu estou a referir). Vou então responder a algumas perguntas rapidamente:

O que é o apt-get? Advanced Packaging Tool ou simplesmente apt-get é uma ferramenta que permite instalar e actualizar pacotes (programas e respectivas dependências) no seu sistema operativo.

Antes de usar o apt-get o que devo saber? Quando o comando apt-get é executado, ele consulta um ficheiro que normalmente está em /etc/apt/sources.list e que contém informação informação de repositórios que são sitios onde o programa pode ir buscar informação. Não esquecer que quando adicionamos algum repositório devemos executar o comando: sudo apt-get update

Como instalar um programa? sudo apt-get install nome_do_programa

Como actualizar um programa? sudo apt-get update nome_do_programa

Não sabe o nome do programa a instalar, como fazer? sudo apt-cache search nome_do_programa

Como remover um programa? sudo apt-get remove

Informação detalhada de um determinado programa apt-cache show

CASO Prático Instalar o “fantástico” beryl

1- Verificar se o ficheiro /etc/apt/sources.list tem o seguinte repositório (de não tiver deverá adicionar no final): deb http://ubuntu.beryl-project.org feisty main

(nesta imagem foi usado o editor vi, mas podem usar o que quiserem)

2 – Se adicionou deverá correr o comando:

sudo apt-get update

3 – Para quem ja tinha o sistema “afinado”: executar simplesmente o comando: sudo apt-get install beryl

(no meu caso o beryl já cá morava e por isso ele não actualizou)

Exit mobile version