Uma das ferramentas mais usadas em qualquer sistema GNU/Linux é sem dúvida o editor de texto. Ao nível da linha de comandos são várias as opções mas um dos mais populares é sem dúvida o nano.
Hoje ensinamos como podem usar este pequeno mas poderoso editor de texto.
Para quem não gosta do vi, o nano é sem dúvida uma fantástica alternativa. Este editor de texto é simples de usar e hoje deixamos algumas dicas para quem quiser começar a usar este edito.
Considerando que já têm o nano instalado no sistema, para o iniciar basta escrever no terminal o comando nano.
Se quiser criar um ficheiro com o nano, basta que faça o seguinte:
nano pplware.txt
Vamos considerar o seguinte texto.
Para gravarem devem carregar em ctrl+o e depois carregar em ENTER. Para sair do editor carreguem em ctrl+x.
Para se moverem para cima e para baixo podem usar os atalhos ctrl+p e ctrl+n, respetivamente.
Vamos agora considerar que querem passar a linha “2 – EmpresasHoje” para o final. Para isso vamos posicionarmo-nos nessa linha e carregamos nas teclas ctrl+k. Para colar carregamos em ctrl+u.
Para procurar palavras no texto basta carregar em ctrl+w, inserir a palavra a pesquisar e depois carregar em Enter. Se houver mais do que um resultado, pode carregar em alt+w para se mover entre resultados.
Reparem que o nano apresenta sempre os atalhos que podem usar o que é de facto uma boa ajuda. Esperamos que estes atalhos sejam úteis para começarem a usar este bom editor de texto. Para quem já usa há algum tempo pode sempre contribuir com outros atalhos.