O Docker é uma plataforma Open Source de desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações que tem como base a linguagem de programação em Go da Google. Esta plataforma tem como principal objetivo facilitar a criação e gestão de ambientes isolados com recurso à tecnologia de containers.
Hoje vamos mostrar como podem instalar esta plataforma no Linux CentOS 7.
O Docker tem vindo a ganhar muita popularidade pelo facto de permitir “empacotar” uma app ou sistema dentro de um container (ambiente isolado), sendo que este container pode posteriormente ser executado em qualquer máquina que tenha esta plataforma instalada.
Para quem faz administração de sistemas, esta é uma característica bastante interessante uma vez que o administrador pode configurar uma única vez um serviço e consegue executá-lo em qualquer sistema (sem complicações).
Como instalar o Docker no Linux CentOS 7
Tal como outras plataformas, a instalação desta tecnologia é relativamente simples. Para que tudo funcione corretamente, siga os seguintes passos:
Passo 1) Instalação dos pacotes base necessários
sudo yum install -y yum-utils device-mapper-persistent-data lvm2
Passo 2) Configuração do repositório docker-ce
sudo yum-config-manager --add-repo https://download.docker.com/linux/centos/docker-ce.repo
Passo 3) Instalação do docker-ce
sudo yum install docker-ce
Passo 4) Adicionar o nosso utilizador ao grupo do docker-ce
sudo usermod -aG docker $(whoami)
Passo 5) Indicar que o docker arranca aquando do sistema
sudo systemctl enable docker.service
Passo 6) Por fim vamos arrancar o serviço com o seguinte comando
sudo systemctl start docker.service
Se tudo correu bem, está pronto para começar a usar o Docker. De referir que pode ainda instalar Docker Compose caso necessitem de funcionalidades extra (Enterprise). Num próximo tutorial iremos ensinar criar um container com esta tecnologia. Estejam atentos.
Leia também…