Depois de um ano do lançamento do Fedora 20 Heisenbug, a equipa responsável pelo projecto lançou no passado dia 10 o tão esperado Fedora 21. Esta versão do Fedora está disponível nas variantes Cloud, Server e Workstation e traz muitas novidades.
Hoje vamos ensinar a instalar o novo Linux Fedora 21 através da intuitiva interface Anaconda.
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial que ensina como podem instalar a mesma. Os instaladores usados no GNU/Linux, em geral, têm vindo a evoluir e simplificar todo o processo, e no caso do Linux Fedora 21 (para uma instalação normal), o utilizador apenas tem de interagir 3 vezes em todo o processo de instalação.
Pré-Requisitos
Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual no VirtualBox com as seguintes configurações:
- Disco: 12 GB
- Memória RAM: 2 GB
- Versão do Fedora 21: Workstation
Como instalar o Linux Fedora 21?
A instalação do Linux Fedora 21 é agora muito mais simples, tudo graças à nova interface do instalador Anaconda. Para a instalação da versão Workstation deveram seguir os seguintes passos:
Passo 1) Uma vez que usamos a versão Live-CD, devem escolher a opção Start Fedora Live
Passo 2) Escolher a opção Install to Hard Drive
Passo 3) Definir o idioma de instalação
Passo 4) Procedemos às configurações da Data/hora, Layout do teclado, Destino da instalação e se possível indicar logo a configuração da rede. Feitas as configurações basta carregar em Begin Installation
Passo 5) Durante o processo de instalação é necessário definir a password para o utilizador ROOT, assim como podem criar um novo utilizador para o sistema.
Importante: O Fedora obriga que se definam passwords complexas, com o mínimo de 8 caracteres.
E está feito! Agora é só autenticarem-se e explorar a distribuição e todas as novidades desta versão.
A versão instalada, como referido, é a Workstation e é direccionada para desktops/portáteis. Incluiu várias ferramentas de desenvolvimento e a partir de agora passa a ser mais fácil gerir e instalar software. O Terminal sofreu também algumas melhorias. Saibam tudo aqui.
Se tiverem alguma duvida ou questão relativamente à instalação, deixem os vossos comentários.