O CentOS (Community enTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat e mantida pelo projeto CentOS. Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal.
Há três anos ensinávamos a instalar o CentOS 7. Hoje deixamos os passos necessários para instalar o novo CentOS 8.
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe ficar fã.
Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual recorrendo ao VirtualBox com as seguintes configurações:
- Disco: 12 GB
- Memória RAM: 2 GB
COMO INSTALAR O LINUX CENTOS?
A instalação do Linux CentOS está agora muito mais simples, tudo graças à nova interface do instalador Anaconda. Quem pretender instalar esta versão deverá seguir os seguintes passos:
Passo 1) Escolher o idioma de instalação
Passo 2) Proceder às configurações da Data/hora, layout do teclado, destino da instalação e se possível indicar logo à configuração da rede.
Neste ponto, para este tutorial, apenas definimos o destino de instalação. Depois de definido os parâmetros anteriores, basta carregar em Begin Installation.
Passo 3) Durante o processo de instalação é necessário definir a password para o utilizador ROOT.
Neste passo podem também criar um novo utilizador para o sistema.
Nota: O CentOS obriga que se definam passwords complexas, com o mínimo de 8 caracteres.
Passo 4) Após a instalação, nas configurações iniciais, é necessário concordar com a licença
Agora basta aguardar alguns minutos e o Linux CentOS 8 estará pronto. Introduzam as credenciais definidas anteriormente para entrar no sistema.
E está feito! De relembrar que esta nova versão do CentOS é baseada no Red Hat Enterprise Linux 8.0.
Além da atualização do software, referir que os servidores Linux com esta versão do CentOS podem ser geridos via Web usando o Cockpit. O CentOS 8 tem agora também suporte para Containers usando o Podman. Com esta versão está também garantido o suporte para secure-boot e há melhorias ao nível do NetworkManager.