Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições com um pequeno tutorial do processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã estas mesmas distribuições…ainda mais esta que é made in Portugal!
Vamos então aprender como instalar o Linux Caixa Mágica 18 !
O Linux Caixa Mágica 18 traz algumas novidades interessantes das quais se destacam o suporte durante o período de 5 anos e também as ultimas novidades do mundo open source. Tal como as versões anteriores, esta versão traz já de raiz um conjunto bastante alargado de codecs áudio e vídeo, bem como o Adobe Flash, Acrobat Reader e Skype para que após instalação o utilizador tenha um sistema totalmente operacional.
Para instalar o Linux Caixa Mágica 18 devem seguir os seguintes passos:
Nota: Neste Tutorial foi usado o Linux Caixa Mágica 18 – Gnome
Passo 1 – Fazer download do Linux Caixa Mágica 18 aqui
Passo 2 – Gravar num DVD ou PenUSB e fazer boot.
Passo 3 – Depois de arrancar, basta escolher a opção Instalar o CaixaMágica e escolher o idioma.
Passo 4 – Certifiquem-se que têm todos os requisitos para a instalação:
Passo 5 – Preparar o espaço em disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este tutorial, definimos a opção Apagar e utilizador o disco inteiro que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Linux Caixa Mágica 18.
Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa
Indicamos agora qual o disco para acolher o CM18. No meu caso, como estou a virtualizar o sistema, aparece um disco virtual, referente ao VirtualBox.
Para inicializar a instalação, carregamos em Instalar Agora
Passo 6 – Vamos agora definir o nosso fuso horário:
Passo 7 – Definimos agora o layout (disposição) do nosso teclado:
Passo 8 – Por fim indicam os dados que querem dar à vossa máquina:
Depois é só esperar e deixar instalar. No meu PC, a CM18 demorou cerca de 25 minutos a instalar.
Instalação concluída!
Após a instalação, basta reiniciar e na hora de introduzir as credenciais coloquem as indicadas no passo 8.
Agora já não tem razão para não experimentar e descobrir as novidades do Linux Caixa Mágica 18.
Tal como referi no artigo de ontem (ver aqui), tenho ficado impressionado relativamente à performance do Linux Caixa Mágica 18. Mesmo virtualizando, o sistema é bastante rápido e bastante estável. para quem está habituado ao popular Ubuntu, utilizador o Linux Caixa Mágica 18 é como se “estivesse em casa”, uma vez que a distribuição portuguesa é baseada no Ubuntu.
E tu, já usas o Linux Caixa Mágica 18?