Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições com um pequeno tutorial do processo de instalação. Desta forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã da distribuição.
O Debian 7.0 “Wheezy” foi disponibilizado recentemente, e inclui funcionalidades muitos interessantes, direcionadas para as cloud privadas, melhorias no instalador, suporte melhorado à reprodução de conteúdos multimédia e suporte para multiarch.
Com um instalador semelhante ao do Kali Linux, hoje vamos aprender como podem instalar o “verdadeiro” Debian!
Processo de instalação
Para a instalação do Kali Linux recorri à tecnologia de virtualização, usando desta vez o VMWare. Nesse sentido, criei um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:
- Memória RAM – 1024 MB
- Disco: 8 GB
Além disso activei também a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display.
Lets start…
Passo 0 – Início do processo de instalação… Para este tutorial vamos escolher a opção Graphical Install
Passo 1 – Escolhemos agora o idioma para o processo de instalação
Passo 2 – Definimos agora a nossa localização
Passo 3 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado
…o sistema irá por uns breves segundos carregar alguns componentes do instalador
Passo 4 – Vamos agora definir um nome para o computador.
(Reparem na descrição completa daquilo que o utilizador deve fazer)
Passo 5 – E agora indicamos o nome de um domínio. Se estivermos a configurar o sistema para operar numa rede doméstica podemos definir qualquer domínio
Passo 6 – Vamos agora escolher uma password para o utilizador root. Não se esqueçam que devem definir uma password forte, com (no mínimo) oito caracteres, com números e letras, não devendo ser a password uma palavra “normal/óbvia”
Passo 7 – O próximo passo permite que se crie já o seu próprio utilizador para acesso ao sistema. Para isso basta indicar o nome completo
…um username
…e uma password
Passo 8 – Definimos agora o fuso horário
Passo 9 – E chegamos agora à fase Particionamento do Disco (caso pretendem efectuar essa alteração). Quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Guiado – utilizar o disco inteiro que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Debian 7.
Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Manual.
O utilizador dispõe também também das opções:
- Guiado – utilizar o disco inteiro e instalar o LVM (Logical Volume Management)
- Guiado – utilizar o disco inteiro e instalar o LVM encriptado
Passo 10 – Escolhermos qual o disco onde pretendemos instalar
Passo 11– Uma opção muito interessante é a possibilidade do utilizador indicar como pretende definir que o particionamento seja realizado, podendo separar as diretorias: /home,, /var e /tmp.
Para este tutorial vamos escolher a opção: Todos os ficheiros numa partição (desta forma todo o sistema de ficheiros será colocado numa partição única)
….O Debian oferece ainda um passo intermédio para que o utilizador tenha uma visão geral do particionamento a ser realizado.
Passo 12 – Se tudo estiver OK, deverá então seleccionar a opção SIM para gravar as alterações de particionamento do disco.
Passo 13 – O sistema dará início ao processo de instalação que demorará cerca de 20 minutos (tempo dependo da performance da máquina).
Quase a terminar a instalação, o sistema questiona se existe o utilizador tem algum CD/DVD adicional:
Se tem algum mirror (máquina) na rede que concentre as actualizações. Como não temos, vamos escolher a opção Não.
Se quer dar algum feedback anonimamente aos criadores da distribuição
Passo 13 – Como neste momento apenas o kernel está instalado, é necessário afinar o sistema de acordo com as nossas necessidades, instalando software e algumas ferramentas.
Passo 14 – A seguir indicamos que pretendemos instalar o Grub no disco rígido (no master boot record do primeiro disco)
Passo 15 – Instalação concluída
Depois de feita a instalação, mandamos reiniciar a máquina e escolhermos o utilizador criado para entrar no sistema
Nos próximos dias iremos trazer um artigo com a apresentação das ferramentas que vêm com esta distribuição. Estejam atentos.