Pplware

Aprenda a instalar e configurar o FreeNAS (Parte I)

O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD. Suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: NFS, CIFS, AFP, FTP e TFTP, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser. Na prática, com o FreeNAS, podemos ter o nosso próprio servidor de armazenamento, centralizado, e ainda uma interface de gestão web para efectuar todas as configurações e gestão dos mais diversos serviços

Depois de ontem termos apresentamos aqui o novo  FreeNAS 9.3-BETA, hoje vamos ensinar instalar e configurar o mesmo.

O FreeNAS está disponível para Windows, Linux e OSX. Pode ser instalado nativamente ou então ser virtualizado através das mais diversas plataformas (XenServer, Virtualbox, VMWare, etc).

Requisitos Aconselhados
  • CPU 64-bits
  • 8GB RAM
  • 2GB de memória de armazenamento (Para instalação)
  • Pelo menos um disco adicional
  • Interface de rede
O que posso fazer com o FreeNAS?

Com o FreeNAS o utilizador terá um servidor para guardar música, vídeos, podendo estes conteúdos ser partilhados com dispositivos móveis, smartTVs, etc. Além disso podemos também ter um servidor de torrents, servidor de streaming, de backups, etc. Dos vários plugins disponíveis para o FreeNas, destacam-se:

Download do FreeNAS

Para obter o FreeNas, basta que aceda aqui e escolha a arquitectura do seu sistema (32bits/64 bits).

Instalação do FreeNAS

O processo de instalação do FreeNAS é muito simples e rápido. Para este tutorial vamos recorrer ao VirtualBox. Para proceder à instalação basta que siga os seguintes passos:

Passo 1) – Depois do boot do FreeNas, no Grub deverá carregar em ENTER na única opção disponível (FreeNAS INstaller).

Passo 2) Em seguida escolhemos a opção Install/Upgrade

Passo 3) Agora seleccionamos o disco onde vamos instalar o FreeNAS

Passo 4)  A instalação irá apagar todos os dados do disco onde vai ser instalado. Para confirmar e continuar a instalação basta seleccionar em Yes

Passo 5)  Definimos agora uma password para o utilizador root

Depois de carregarmos em OK o sistema será instalado. Como referimos, a instalação demora menos de 5 minutos.

Agora basta reiniciar. Não se esqueçam de remover o .iso do boot. No Virtualbox, basta ir a Devices > CD/DVD Devices e tirar o check do ISO FreeNas-9.3X.

Passo 6) Durante o boot, devem escolhe no GRUB a opção FreeNAS (default)

Passo 7) Uma vez iniciado o FreeNAS, o utilizador dispões de várias opções de configurações. É possível configurar os parâmetros de rede (IP, mascara, gateway, DNS), Link Aggregation, VLANs, rotas estáticas, mudar a password de root, etc.

Nota: Quem estiver a usar o Virtuabox deverá aceder as configurações de rede e mudar de NAT para Bridge. Deverá também indicar se a interface de rede que estão a usar é a Wireless ou Wired.

Vamos por exemplo definir manualmente as configurações de rede  (Quem tiver um serviço de DHCP a correr na rede também pode forçar com que o FreeNAS obtenha a partir daí as suas configurações. Mas, como se trata de um servidor, é boa prática definir um endereço estático).

Aqui está um exemplo de configuração:

Depois da rede configurada, basta abrir o browser de uma máquina na rede, inserir o endereço do FreeNas e proceder à autenticação para entrar no serviço.

E está feito! Num próximo tutorial iremos ensinar a configurar alguns serviços. Estejam atentos.

O FreeNAS é sem duvida a melhor solução gratuita para transformamos o nosso PC num servidor NAS (Network Attached Storage). Esta última versão traz algumas actualizações, das quais se destacam:

Licença: BSD Download: Escolha aqui a sua versão Homepage: FreeNAS

Exit mobile version