Pplware

Aprenda a configurar o Apache com SSL (Parte I)

Nos dias que correm, é importante que todos os dados sensíveis transaccionados entre um cliente e um servidor sejam cifrados de modo a que estes não possam ser entendidos por terceiros. Na prática, quando acedemos a um serviço online que nos solicita dados pessoais ou credenciais de acesso (ex. sites de bancos) é importante que a toda a informação passada seja cifrada de modo a tornar-se elegível. No caso dos servidor Web (entre outros serviços de uma rede), uma das formas de proceder a cifra dos dados é recorrendo ao protocolo SSL.

Sendo este o primeiro artigo relacionado com a certificação digital, hoje vamos apresentar alguns conceitos teóricos associados a este tema.

O SSL é um protocolo criptográfico baseado em cifras assimétricas (chave privada + chave publica) que tem como principal objectivo providenciar segurança e integridade dos dados transmitidos em redes inseguras como é o caso da Internet. Quando um utilizador acede a um site que recorre ao SSL, o servidor envia ao cliente a chave publica para que esta possa cifrar a informação que vai ser passada ao servidor. Quando o servidor recebe essa informação, usa a sua chave privada para decifrar a informação transmitida pelo cliente.

Existem várias aplicações para este protocolo, como por exemplo o comércio electrónico, servidores Web, servidores FTP, etc. Para identificar facilmente se estão a visualizar um site seguro basta verificar no URL que em vez de estar o normal http:// se encontra https://. Saber mais aqui.

Chave pública vs Chave privada

A chave pública, que está presente no certificado digital, é usada para cifrar os dados a serem enviados ao para o servidor. Já a chave privada, que só o dono do certificado conhece, serve para decifrar a informação que foi cifrada com a sua chave pública.

Certificado Digital

Um certificado é um documento digital que contém informação acerca de quem o possui, nome, morada, localidade, e-mail, duração do certificado, domínio (Common Name) e nome da entidade que assina o certificado. Contém ainda uma chave pública e um hash que permite verificar a integridade do próprio certificado (i.e se um certificado foi alterado).

Um certificado assenta numa estrutura hierárquica de confiança, cujo topo é pertença de uma Entidade Certificadora (CA Root Certificate).

Esta entidade certificadora confirma que o possuidor do certificado é quem afirma ser, e assina o certificado, impossibilitando desta forma a sua modificação. Em Portugal, como entidade certificadora temos como exemplo a multicert.

SSL

O protocolo SSL – Secure Socket Layer é um protocolo que foi desenvolvido pela Netscape com o objectivo de garantir transacções seguras entre um servidor web e um browser. O protocolo utiliza uma entidade certificadora para identificar o servidor ou o servidor e o cliente.

Openssl

O OpenSSL é uma implementação em código aberto dos protocolos SSL e TLS. Uma das funcionalidades consiste na criação de certificados X.509 que permitem confidencialidade em ligações com SSL (HTTPS) entre outros serviços. Os certificados digitais X.509 representam para o utilizador, o mecanismo de segurança mais visível no âmbito da certificação digital.

Depois de aprendermos alguns conceitos associados à certificação digital, num próximo artigo iremos aprender como criar certificados digitais para servidores e também para utilizadores. Estejam atentos.

Exit mobile version