Pplware

Apache2 + MySQL + PHP no Ubuntu 12.04 Precise Pangolin

Antes de passar ao tema propriamente deste artigo, apenas referir que a equipa responsável pelo Ubuntu disponibilizou recentemente uma versão pre-aplha do Ubuntu 12.10  que já foi baptizada com o nome Quantal Quetzal. O download das imagens pode ser feito aqui

Todos nós sabemos que as distribuições Linux são extremamente potentes e que a maioria dos servidores, espalhados pelo mundo, usam Linux para implementar os mais diversos serviços (ex. WWW, DNS, FTP, SSH, entre outros).

Hoje, à semelhança do que temos feito para outras versões do Ubuntu, vamos ensinar como transformar o nosso Ubuntu num autêntico servidor Web.

Noutro dia alguém me questionava sobre o que era afinal um LAMP. Ora bem, no pplware já apresentamos um conjunto de artigos que ensinam a montar um verdadeiro servidor LAMP (Linux, Apache, Mysql e PHP). Basicamente um LAMP é um conjunto de serviços sobre Linux, que nos permitem criar um verdadeiro servidor Web (Apache2 – para colocar conteúdos online como por exemplo sites, plataformas como wordpress, Joomla, wikis, etc) com suporte para a linguagem de programação PHP com suporte para o serviço de base de dados MySQL.

Para instalar o Apache2 + MySQL + PHP, basta abrir o terminal e escrever o seguinte comando:

sudo apt-get install lamp-server^

A instalação de todos os serviços ocupa aproximadamente 115MB. Após receber essa informação, o utilizador apenas terá de confirmar com “Y” para avançar na instalação.

A meio da instalação será pedido ao utilizador para introduzir a password para o serviço de base de dados MySQL (o utilizador necessitará de confirmar a password numa outra interface)

Depois de tudo instalado, o utilizador pode confirmar numa primeira fase se tudo está correcto, abrindo o browser e inserindo o url: http://localhost

Se quisermos testar o suporte para PHP e ver todos os parâmetros associados ao Apache2+PHP+MySQL, podemos criar um pequeno script com as seguintes linhas:

<?php

phpinfo();

?>

e gravar por exemplo num ficheiro com o nome phpinfo.php e colocar no directório /var/www

Depois basta ir ao browser e escrever http://localhost/phpinfo.php

E está feito. Simples, rápido e muito útil para quem quer testar scripts, desenvolver sites com base em PHP, instalar CMSs como por exemplo wordpress, Joomla, wikis, etc.

Alguma dúvida, deixem o vosso comentário e nós teremos todo o gosto em ajudar.

Para quem já tem um LAMP instalado, quais as ferramentas que usam para a gestão gráfica dos serviço (ex. PhpMyAdmin, Webmin)?

Exit mobile version