Sem que nada o fizesse esperar, Andrew Wyatt anunciou o fim de uma das melhores distribuições Linux – o Fuduntu! Esta é uma noticia triste para a comunidade Linux já que a distribuição, baseada em Gnome 2 e Fedora, vinha a evoluir significativamente e até já se esperava uma versão com o ambiente gráfico de trabalho KDE. A ultima versão a sair será o Fuduntu 2013.3 que deverá sair daqui a 3 meses.
Mas quais foram as razões que levaram Andrew Wyatt a abandonar este projecto?
O Fuduntu é caracterizada para ser uma distribuição Linux muito leve e divertida. Esta distribuição oferece aos utilizadores uma experiência “esteticamente” agradável, sendo assim uma distribuição muito interessante para ter em qualquer PC. Além disso, esta distribuição está optimizada para portáteis, permitindo uma redução de consumos na ordem dos 30%.
Segundo informações divulgadas no seu perfil do G+, Andrew Wyatt informou recentemente que se aproxima o fim do Fuduntu. Dia 30 de Setembro de 2013 terminará o suporte à distribuição e com isso será o fim de projecto tal como o conhecemos. Wyatt alega falta de tempo e diz mesmo que não consegue manter mais de 30 horas semanais de trabalho uma vez que trabalha a tempo inteiro para sustentar a família. Wyatt informo que se vem manter à frente do projecto até à transição para uma nova plataforma/distribuição que está a ser desenvolvida pela equipa do Fuduntu.
I have decided to retire from the Fuduntu project effective September 30th 2013, as support for Fuduntu comes to an end. It has been a wonderful journey, but I can no longer maintain working 30+ hours a week on the project in addition to working full time to support my family. I will remain in command of the project until the end and see that the transition to the new platform being developed by the team is as smooth as possible.
I believe that the team will move forward with similar vision, and I have every confidence in their ability to deliver at or above the existing level of quality found in Fuduntu today. Thank you all for your support over the past 2+ years
O futuro do Fuduntu….uma nova distribuição
Tal como Wyatt referiu, o fim do Fuduntu dará espaço a uma nova distribuição. A equipa do Fuduntu tem vindo a trabalhar para criar um sistema estável e user-friendly. Tal situação acontece porque a distribuição tem vindo a deparar-se com vários problemas, uma vez que usa como ambiente de trabalho o GNOME2 e o suporte para GTK2 tem diminuído drasticamente. As aplicações que usavam GTK2 têm migrado para GTK3 o que cria um “cenário negro” para o Fuduntu. Wyatt não fará parte da equipa da nova distribuição e será (um estilo) de conselheiro.
Na próxima semana haverá certamente mais novidades sobre a nova distribuição, já que acontecerá uma reunião da equipa responsável pelo novo projecto.