Pplware

Análise: Ubuntu Netbook Remix

Por Pedro Soares para o pplware Aceitando o desafio do Pedro Pinto, aqui escrevo uma breve análise ao Ubuntu Netbook Remix. Saem constantemente novas distros voltadas para o mundo dos Netbooks, mas realidade mostra-nos que todas se baseiam nas mesmas distribuições, o Ubuntu e Fedora. Hoje apresento-vos aqui uma análise detalhada do Ubuntu Netbook Remix em vídeo e mais algumas considerações.

Há pouco tempo a Intel brindou-nos com o Moblin, com uma interface fantástica, mas na minha opinião pouco flexível, então voltei as minhas atenções para algo com Gnome ou KDE, brinquei com o JoliCloud, com o Easypeasy, e após algumas incompatibilidades com alguns softwares decidi partir para algo mais fiável, vindo de uma empresa confiável, a Canonical, com as suas distribuições famosas e em que os dois exemplos atrás referidos são baseados.

Moblin

Jolicloud

Easypeasy

Cheguei a usar a versão Netbook Remix com a 9.04, no entanto não gostei da interface, muita coisa num simples ecrã, e não era bonita de se ver, até que brinquei com a Alpha da nova interface, que me cativou imenso, no entanto tinha muitos bugs. Devido a isso desisti durante uns tempos, até que saiu o 9.10 e a versão Netbook Remix.

Como podem ver é prática e simples. As cores de origem são as que podem ver nas imagens e são bonitas de se ver. Toda esta simplicidade cativou-me e é esta simplicidade que nos permite ter um pouco de prazer no uso deste SO.

O desktop está organizado de uma maneira muito interessante, as categorias de lado, acompanhadas com a sua selecção de grandes ícones característicos de cada aplicação.

Eu sou adepto de interfaces limpas, simples, acompanhadas pelo negro, pois para além de cansar muito menos a vista, combina com as bordas negras do netbook. A Canonical fez um óptimo trabalho nesta área.

De certo modo posso dizer que a grande diferença é mesmo a atractiva interface, pois a maior parte da base do Ubuntu para Desktops está toda aqui dentro. Uma coisa que penso que devia vir melhor configurada era a interface do Firefox, pois um dos problemas dos netbooks são os ecrãs pequenos e maximizar a sua área útil no browser é uma necessidade mandatória, portanto penso que deveriam ter mais atenção nessa área, mas claro, com a colecção de extensões existentes por essa Internet fora para o browser, é fácil configurá-lo ao nosso gosto.

Uma das coisas que agora admiro no Linux é a facilidade de instalação de software, claro se tiverem problemas de drivers, podem passar um 31, mas creio que não vão ter problemas com isso pois o hardware dos netbooks é bastante compatível, ainda por cima com estas distribuições optimizadas para os equipamentos em causa.

O consumo de recursos é baixo, 200mb é o suficiente para o sistema, deixando o resto para as aplicações que se vão abrindo, portanto as maquinas equipadas com 1gb de RAM e 2gb de RAM sentirão-se folgadas nestes ponto.

Um ponto a referir na utilização da pequena área de trabalho dos netbooks é a colocação da barra de captação. Integrada com o painel superior do Gnome, são mais uns píxeis ganhos, além de um ligeiro melhoramento no rendimento da bateria, mas a diferença não é assim tão visível.

Pouco mais tenho a acrescentar, pois o seu funcionamento é exactamente o mesmo ao que a Canonical nos habituou no Ubuntu.

Se compensa utilizar outras distribuições? Não, não compensa, temos que ver o suporte que o Ubuntu tem, temos de ver que é mais do mesmo, no entanto fica tudo ao critério do utilizador.

Qual e a distribuição de Linux que recomendo para os Netbooks?

Esta com certeza, pois não complica e permite que tenhamos um dia a dia sem termos de mudar de SO, distro ou afins, como muitas outras que no obrigam a tal devido as suas limitações. Para mim, por exemplo, actualmente é o único SO que tenho instalado no meu Netbook, e faz bem conta dos meus recados.

Screenshots


Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download [Nacional]: Ubuntu Netbook Remix [681MB]
Homepage: Ubuntu Netbook Remix

Exit mobile version