Pplware

AGL – Chegou a plataforma Linux para automóveis

A tecnologia está hoje presente nas mais diversas áreas! As tendências dos últimos anos têm vindo a desvendar o rumo da tecnologia no segmento automóvel… carros inteligentes, transformados em autênticos hotspots, com ligação aos mais diversos serviços online, etc, etc.

Tanto a Google como a Apple têm vindo a levantar um pouco o véu de alguns projectos nestas área mas agora foi a vez da Linux Foundation se chegar à frente. Vamos conhecer o Automotive Grade Linux.

Chama-se Automotive Grade Linux (AGL) e é um projecto colaborativo open-source que tem como principal objectivo ser a base para muitos projectos (aplicações e serviços) no segmento automóvel.

O AGL tem como base a plataforma Tizen, um sistema operativo criado pela Intel e Samsung com o apoio do LiMo Foundation. O Tizen é um sistema open-source, com base em HTML5.

O projecto AGL conta actualmente com o apoio de quatro grandes fabricantes, como é o caso da Toyota, Nissan, Hyundai e Jaguar Land Rover. No segmento da tecnologia, este projecto tem o suporte de empresas como A Samsung, Panasonic, Intel, Fujitsu, entre outras.

Actualmente já são conhecidas algumas funcionalidades do sistema, que podem ser vistas aqui. Não há no entanto informações sobre quando estão disponíveis os primeiros veículos equipados com este fantástico projecto. Mas as novidades não se ficam por aqui… quem quiser experimentar o Automotive Grade Linux basta fazer o download no link seguinte.


Download: Automotive Grade Linux


Homepage: Automotive Grade Linux

Exit mobile version