Pplware

Aceda ao seu Raspberry PI a partir de qualquer lugar

Segundo dados divulgados recentemente no site raspberrypi.org, 1,75 milhões é o numero de mini Raspberry Pi vendidos em todo o mundo.  Este é um numero muito interessante que traduz o sucesso deste projecto. Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

No seguimento da nossa parceria, hoje vamos ensinar como aceder ao seu Raspberry PI a partir de qualquer ponto da Internet.

Todos os utilizadores que têm um Raspberry Pi certamente já tiveram a necessidade de aceder ao equipamento fora da sua rede local (a rede lá de casa ou do trabalho)… ou porque o PI aloja um conjunto de sites, ou porque tem um serviço de FTP ou SSH, ou porque tem uma camara de vigilância..tudo poderá ser motivo para que este esteja alcançável a partir do exterior.

Hoje ensinamos como podemos facilmente configurar a nossa infra-estrutura e PI para que este esteja disponível a partir do exterior. Para isso devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Criar um conta no serviço no-ip

Com o serviço no-ip o utilizador passa a identificar o PI por um nome, a partir de qualquer ligar. Tal configuração permite-lhe que use sempre o mesmo nome para identificar o PI, independentemente se o endereço IP publico (que identifica a nossa ligação na Internet) mudou. O serviço no-ip disponibiliza agentes, que são instalados do lado do cliente,  que vão informando e actualizando a informação relativamente ao endereço IP público.

Mas como funciona este serviço?

Vamos considerar que o seu PI tem o endereço privado 192.168.1.10 estando assim só alcançável na rede privada. No entanto, como gateway ele tem associado o endereço privado do router (ex. 192.168.1.254) que o permite “sair” para a  Internet através do endereço publico que está também associado ao router. É este endereço publico que vamos usar para alcançar o nosso equipamento a partir do exterior.

No entanto, como esse endereço publico  pode mudar de X em X tempo, dependendo do operador, passamos a considerar um nome que estará relacionado com o endereço publico (este serviço de associação do nome ao endereço, neste caso, será mantido pelo no-ip.org). Do lado da rede interna é instalado um pequeno software (designado de agente) que informa o serviço no-ip.org sempre que hajam alterações ao nível do endereço público. Para saber mais sobre endereços públicos e privados aconselharmos a leres este post:

Para criar um mapeamento (IP vs nome) basta criar uma conta gratuita no serviço no-ip e criar um registo do tipo A (que permite associar um endereço IP a um nome). O serviço detecta automaticamente qual o endereço público da nossa ligação, colocando essa informação no campo IP Address e o utilizador só tem de escolher um Hostname (ex. pplwarepi.no-ip.org)

Passo 2 – Configuração no Router

Depois da configuração no serviço no-IP, é necessário que o nosso router redireccione os pedidos do exterior para o nosso PI. Para este cenário poderíamos simplesmente configurar a opção Atribuir o endereço IP público de uma ligação a um dispositivo ou então recorrer ao mecanismo de Port Forwarding (redireccionamento de portas).

Para este exemplo usamos o mecanismo de Port Forwarding, redireccionando todos os pedidos que chegam ao router para a porta 80 (HTTP) para o nosso raspberrypi (o router pode apresentar o endereço MAC do dispositivo ou o nome…caso o utilizador não saiba qual é, basta que indique o endereço IP).

Esta configuração é realizada em Ferramentas –> Partilha de jogos e aplicações e em seguida escolhemos Atribuir jogo ou aplicação a um dispositivo de rede local.

Em seguida no campo Jogo ou Aplicação devem escolher HTTP Server (World Wide Web) e no Dispositivo devem indicar qual o máquina local que tem esse serviço a correr. Para finalizar carreguem em Adicionar.

Passo 3 – Configuração do agente

Como referido, para manter a informação sobre o endereço público sempre actualizada no serviço no-ip é necessário instalar um agente do lado do pi que vá enviando essa informação. Para instalar o agente no PI basta seguir os seguintes passos:

3.1) Obter o agente

wget http://www.no-ip.com/client/linux/noip-duc-linux.tar.gz

3.2) Descompactar

tar xzf noip-duc-linux.tar.gz

3.3)  Entrar no directório, compilar e instalar

cd noip-2.1.9-1
make
make install

Para executarem o agente basta usar o comando

sudo noip2

Depois de executado, serão solicitadas algumas informações, entre as coisas os dados da conta do serviço no-ip.org.

Depois de realizados os passos anteriores com sucesso…está feito! Como viram toda a configuração é simples e certamente que será útil para os mais diversos cenários.

Por hoje ficamos por aqui. O próximo tutorial, como sempre, será surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos.

Exit mobile version