Pplware

Aceda ao Raspberry PI mesmo sem monitor/TV

Já pertences ao Grupo Raspberry PI  do Pplware no Facebook? Sabe mais aqui

O Raspberry PI é hoje um dos mini PCs mais populares. Com mais de 2 milhões de unidades vendidas, este é sem duvida um caso de sucesso, à escala mundial, que tem ser servido de base a muitos e interessantes projectos.

No seguimento da nossa parceria com a INMotion, hoje vamos ensinar como aceder ao Raspberry PI mesmo sem este ter um monitor ou TV ligado.

Para quem corre o Raspberry Pi em modo “headless” (ou seja, sem qualquer periférico de output de imagem – ex. monitor ou TV) há que configurar a melhor método para acesso remoto.

Uma das primeiras configurações que fiz quando recebi o Raspberry Pi foi configurar um conjunto de serviços que me permitissem aceder e controlar remotamente o PI, através do PC. Como tenho o PI a servir de media Center para a TV da Sala, destoava um pouco o enorme teclado e rato ligados ao pequeno PI.

O acesso remoto ao PI pode ser realizado via SSH ou, caso pretendam aceder ao ambiente gráfico,  podemos também recorrer a um serviço de remote desktop como por exemplo o TightVNC ou outro.

Para quem usa Windows, um dos clientes disponíveis nativamente é o Remote Desktop Connection que usa o protocolo RDP (proprietário da Microsoft). No Linux o suporte para RDP pode ser conseguido através da instalação do xrdp.

Como instalar o xrdp no Raspberry PI?

A instalação do xrdp no Raspberry PI é muito simples. Para isso basta correr o seguinte comando:

sudo apt-get install xrdp

O xrdp é instalado como serviço e será iniciado automaticamente. Lembrem-se que devem ter um endereço estático configurado no vosso Raspberry PI – ver aqui como configurar.

No Windows

Para aceder remotamente ao Raspberry PI via Windows, basta que abram o Remote Desktop Connection e indiquem o endereço IP do vosso PI.

Em seguida basta que indiquem as credenciais de acesso ao PI.

E cá estamos, dentro do ambiente gráfico do PI através do Windows. Apesar da performance ser ligeiramente diferente de quando acesso via monitor, dá para nagevar bem dentro do equipamento.

Por hoje ficamos por aqui. O próximo tutorial, como sempre, será surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos. Saiba tudo sobre Raspberry PI aqui.

Grupo Raspberry PI  do Pplware no Facebook? Sabe mais aqui

Exit mobile version