Pplware

6 mini distribuições Linux para o seu PC antigo

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Hoje deixamos aqui um mini TOP 6 das mais pequenas distribuições Linux que podem dar uma nova vida ao seu PC antigo.

Precisa de uma distribuição GNU/Linux leve? Que não ocupe muito em disco? E que funcione perfeitamente na sua máquina que tem guardada no sótão/garagem? Então aqui vão as nossas sugestões:

Tiny Core Linux – 12 MB necessários e 6 segundos para boot

Necessitando apenas de 12 MB, o Tiny Core Linux é uma das distribuição mas pequenas, que traz consigo as aplicações essências para um funcionamento básico do sistema . O Tiny Core Linux foi desenvolvido para correr a partir da memória RAM, o que  torna esta distribuição bastante rápida. Quem pretender experimentar o Tiny Core Linux tem à disposição três diferentes cores, ou seja, 3 configurações/versões diferentes:

Homepage: Tiny Core Linux

Linux Slax  uma distro com apenas 210 MB

O Slax é uma pequena distribuição Linux, baseada no Slackware, com o ambiente gráfico KDE, recompilada com o menor numero de dependências possíveis. O SLAX é uma distribuição que já conheço há algum tempo (ver aqui) e sempre a achei bastante interessante e funcional para o tamanho da mesma. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade.

Homepage: Slax

Puppy  – Um linux muito pequeno, potente e muito rápido!

Puppy é uma pequena distribuição Linux que permite tornar qualquer PC (mesmo os mais antigos), numa máquina super simples, rápida e segura. Esta distribuição foi desenvolvida inicialmente por Barry.

Homepage: Puppy

Bodhi Linux – Uma das distribuições mais bonitas e pequenas

O Bodhi Linux é um pequeno mas potente sistema operativo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada utilizador. O Bodhi Linux é uma semi-rolling distro baseado no Ubuntu e vem com um conjunto de ferramentas pré-instaladas como por exemplo o  Midori, LXTerminal, PCManFM, Leafpad ou o Synaptic. Veja aqui outras aplicações que estão disponíveis via AppCenter.

Homepage: Bodhi

Damn Small – Uma distribuição Linux com 50 MB

Para quem ainda não conhece, o Damn Small Linux vulgarmente designada por DSL é uma distribuição linux com apenas 50MB, baseada na distribuição Debian. Como requisitos, necessita no mínimo de um 486DX (lembra-se desta arquitectura?) com 16 de RAM para correr ambiente gráfico ou apenas um 386 para correr em modo consola. Esta versão pode ser incluída facilmente numa PEN-USB de 64 MB, num CD ou por exemplo usar uma ferramenta de virtualização.

Homepage: Damn Small

SliTaz – Um Linux com 35 MB que corre em 48 MB de RAM

O SliTaz é uma distribuição Linux, distribuída em versão LiveCD(USB), sendo que o .iso apenas ocupa 35 MB. O SliTaz oferece um ambiente de trabalho gráfico completo e muito funcional, baseado no LXDE e no Openbox.

A imagem “4 em 1″ do SliTaz pode ser instalada num disco rígido, com o mínimo de 48 MB de memória RAM disponível, possuindo um mecanismo de selecção automática, que detecta o hardware da máquina utilizada, tirando o melhor partido da mesma. Caso seja executado em modo Live CD/USB, a maquina deverá ter no mínimo 192 MB.

Homepage: SliTaz

Estas foram algumas das sugestões para quem pretender uma distribuição Linux para dar uma nova vida ao computador mais antigo que tem lá por casa ou simplesmente para quem pretender experimentar o Linux, começando por uma distro Linux “minúsculas”

Já usaram alguma destas distribuições? Qual a que gostam mais? Conhecem outras mini distribuições Linux?

Exit mobile version