Pplware

5 comandos para ver o conteúdo de ficheiros no terminal Linux

O poder de um sistema Linux está na Bash! Aí podemos executar milhares de comandos para realizar as mais diversas tarefas. Uma das ações mais comuns é visualizar o conteúdo de ficheiros, especialmente ficheiros de configuração de serviços. Para esse efeito existem vários comandos com semelhantes funcionalidades.

Conheçam 5 dos mais completos comandos para ver o conteúdo de ficheiros no terminal Linux.


#1 – cat

O comando cat além de permitir ler visualizar a informação de um ficheiro de texto, permite também concatenar ficheiros e apresentar a informação no standard-output. Este é provavelmente o comando mais usado para quem rapidamente quer visualizar o conteúdo de um ficheiro.

#2 – tail 

O comando tail permite visualizar parte da informação de um ficheiro. Existem dois argumentos que são bastante populares na utilização deste comando. O « onde podemos de imediato indicar o número de linhas a serem apresentadas a contar do fim e o «f» (follow) que permite ter sempre a última informação, em tempo real, de um ficheiro atualizado no standard-output (algo bastante útil qunado abrimos ficheiros de logs).

#3 – less

O comando less permite ver o conteúdo de um ficheiro página a página. Para sair do editor basta carregar na tecla “q”. Para usar este comando basta escrever less <nome_ficheiro>.

#4 – head

O head é outro comando que permite visualizar o conteúdo de um ficheiro. Com este comando é possível ver, por omissão, o conteúdo das primeiras 10 linhas de um ficheiro.

#5 – nl

O comando nl é bastante parecido ao comando cat. A única diferença é que com o nl são apresentados os números de linha enquanto é exibido o conteúdo do ficheiro no terminal. O facto de apresentar os números de linha é importante quando, por exemplo, existem erros nos ficheiros de configuração.

E são estes os 5 comandos que sugerimos para ver o conteúdo de ficheiros no Linux. Todos eles são muito simples de usar e é impressionante o tempo de apresentação do conteúdo, independentemente do tamanho do ficheiro.

 

Exit mobile version