Pplware

3 Sistemas Operativos no boot menu!

O tutorial seguinte é uma tradução do tutorial que se encontra publicado no site http://www.hevnikov.com

O objectivo deste tutorial é fornecer apoio à instalação dos três sistemas operativos Windows Vista, Windows XP e Linux Ubuntu numa mesma máquina, permitindo a criação de um menu único que permita a escolha do sistema operativo a usar.

Um sistema de boot triplo não é muito diferente de um dual boot, mas uma vez que o Windows Vista está a usar um novo “boot loader” chamado winload isto estraga a nossa típica instalação do GRUB. Torna-se incómodo ter de percorrer vários menus de boot para escolher um determinado sistema operativo. O truque é a ordem pela qual se instala os sistemas operativos. Para ter uma ideia, veja a imagem abaixo.

Poderá ler mais sobre o processo de boot do Vista na Wikipedia.

Estou a escrever este artigo sobre o meu sistema de desenvolvimento, mas para melhor compreensão usei o VMWARE para mostrar os passos a seguir. Em primeiro lugar necessitará dos SO’s, e provavelmente está alguns dias atrasado para descarregar a sua versão gratuita do Windows Vista (RC2). De seguida necessitará do CD de instalação do Windows XP e finalmente a ultima versão do Ubuntu ou outra qualquer distribuição de Linux.

Eu uso dois discos, um SATA para as minhas instalações e um disco IDE com mais capacidade para os meus dados pessoais, que eu salvaguardo periodicamente e que migro dos sistemas mais antigos para os novos. O primeiro passo é opcional, mas vivamente recomendado pois o format típico não faz nada ao seu “master boot record”..

A escolha obvia é a utilização do Darik’s Boot and Nuke, mas desde já vai o aviso que vai demorar um bocado. Um bom bocado. Grave o ISO e faça um boot a partir dele. É também recomendado que desligue discos que não queira apagar e que os mantenha longe da famosa lei de Murphy.

Seleccione a sua drive e escolha o método rápido pressionando a letra M. Como referi anteriormente, demorou-me umas boas 24 horas a completar o wipe rápido.

Existem toneladas de utilitários gratuitos que fazem as funções básicas de DBaN. Um deles é o Killdisk.

O Killdisk apenas me demorou cerca de hora.

Agora a parte normal. Carregue o Ubuntu e click Start ou Install

É importante particionar o seu disco antes de começar a sua instalação. Poderá usar uma imagem externa gratuita do GParted ou outro software comercial como o Partition Magic ou o Acronis Disk Director. Pode ainda usar o GParted que acompanha o Ubuntu, mas não faça a partição do seu disco como parte da sua instalação, pois irá baralhar os seus mount points.

Abra apenas um terminal e escreva sudo gparted

Crie uma nova label e crie as partições que necessita. Antes de utilizar este tutorial, aconselho-o a verificar a utilização actual para que tenha uma ideia. Eu uso 20 gigas para o XP, 10 para o Vista, 10 para o Ubuntu e 1 para swap. Outro ponto favorável para efectuar as partições no Ubuntu é o fácil acesso a alguns jogos e a alguns utilitários, tal como uma calculadora, que lhe tornam este processo um pouco mais simples.

Como não é possível adicionar mais de quarto partições primárias, eu criei uma para o XP, uma para o Vista, uma para Partilha em FAT32 (para que possa ler e escrever rapidamente) e uma partição extendida para as partições de root e de swap.

A configuração final pode ser vista abaixo.

Após isso, carregue no atalho Install que se encontra no desktop para executar a instalação do Ubuntu e após alguns passos seleccione “manually edit partition table”

Os seus mount points devem estar disponíveis. Vá em frente, alinhe-os por nome e renomeie-os para algo mais perceptível, tal como XP, Vista e Share.

Após a instalação terminar, faça um reboot e faça login. Abra um terminal e faça um backup do seu MBR. Para isso utilize os seguinte comandos:

sudo fdisk –l

para ver a lista das partições e

df

para ver os mount point.

Execute o comando

sudo dd if=/dev/hda of=/media/share/ubuntu.bin bs=512 count=1

para efectuar o backup do seu GRUB. Verifique-o correndo o comando

hexdump -C /media/share/ubuntu.bin

e procure referencias sobre GRUB. Se estiver vazio (zeros) ou tiver strings NTFS, deverá verificar os parâmetros if hda/sda. Poderá ler mais na O’Reilly.

O próximo passo é instalar o Windows XP. Seleccione a primeira partição, faça um quick format se quiser e complete a sua instalação típica.

Outro passo recomendado, mas opcional, é renomear as suas drives. Irá ajudar durante a instalação do Vista.

Agora necessitamos de adicionar o Ubuntu ao ficheiro boot.ini. Carregue simultaneamente nas teclas Win e Break ou vá a Control Panel > System e seleccione “Advanced” e “Startup and Recovery Settings”. Escolha como o seu “default operating system” o Windows XP, desmarque a opção “time to display list of operating systems” e altere a sua opção “recovery time”. Após isso carregue em Edit. É recomendado que mova o ficheiro ubuntu.bin para um local mais apropriado, como por exemplo a pasta Windows. Adicione a linha seguinte ao boot.ini que abriu antes.

C:\Windows\ubuntu.bin=”Ubuntu Edgy Eft [Desktop 6.10]”

O truque para arrancar apenas um menu de boot é usar o mau comportamento do Windows, que reescreve o MBR sem pedir permissão. O Vista ira pegar nas entradas que existem no boot.ini e irá adicioná-las ao seu winload.

Agora ponha o DVD do Vista, reboot e instale-o. Escolha a segunda partição, representada como “Vista” (se renomeou os discos).

Após o final da instalação procure pelo “cmd” no menu Start e carregue com o botão direito do rato para o correr como Administrador, pois é a maneira de ter acesso ao bcdedit. O Bcdedit é o editor de linha de comando do boot loader do Vista.

Escreva:

bcdedit

Para ver as suas definições e verificar valores de identificadores

Para renomear Vista e XP escreva

bcdedit -set {ntldr} DESCRIPTION “Windows XP [Professional SP2]”

bcdedit -set {current} DESCRIPTION “Windows Vista [Ultimate RC2]”

E mude a ordem

bcdedit /displayorder {current} {ntldr}

Desta forma a ordem será Vista, XP, Ubuntu por isso apenas necessitará de carregar a seta de up ou de down uma vez, não duas. Sim, existe uma razão para o facto deles terem renomeado Unix com “x” J

O ultimo passo é alterar alguns parâmetros do GUI do Vista. Da mesma forma que foi feito no XP, abra “Startup and Recovery”, ponha como sistema operativo default o XP, mude o “display time” para 10 e o “recovery time” para 5.

E pronto. O Vista arranca bem, o XP arranca porque foi desabilitado o tempo de display depois da sua instalação e o Ubuntu arranca o GRUB por 2 segundo (Carregue em ESC se o quiser ver) e automaticamente carrega o Ubuntu porque não está ciente da existência do XP e não mostra o menu porque instalámos o Ubuntu primeiro.

Espero que tenham gostado de instalar o vosso sistema.

Tradução: Pedro Simões Revisão: Pedro Pinto Grafismo: Peopleware Homepage: How To Triple Boot…

Exit mobile version