Tal como o Pplware aqui ou aqui revelou, World of Final Fantasy é um RPG (Role Playing Game) desenvolvido pela Square Enix e pela Tose para Playstation 4 e Playstation Vita, que será já lançado no próximo dia 28 de Outubro para ambas as consolas.
Este lançamento, tão aguardado por uma enorme legião de fãs, está a provocar grandes expectativas pelo que gostaríamos de vos deixar uma pequena amostra daquilo que nos espera.
Este jogo irá incluir um cross-save feature, que permite jogá-lo em ambas as consolas, com o mesmo save.
World of Final Fantasy é um RPG tradicional (regresso às origens dos antigos Final Fantasy, pois os combates voltam a ser por turnos), mas que utiliza também um sistema Active Time Battle (ATB), sistema usado múltiplas vezes em jogos mais recentes da série Final Fantasy.
Durante as batalhas deste jogo controlamos dois irmãos (Lann e Reynn) e uma party de Mirages (monstros e personagens de Final Fantasy), que podem ser empilhadas umas nas outras, para nos garantir vários bónus, enquanto ao mesmo tempo diminuem o número de turnos usados.
Os tipos de Mirages usados afetam as habilidades e os atributos da party durante as batalhas. Lann e Reynn têm o poder de capturar e manter Mirages, com uma habilidade de nome Imprism. As Mirages são capturadas depois de enfraquecidas, e uma vez na party podem batizá-las com o nome que preferirem.
Existem também as Mirages especiais, por exemplo os seguintes heróis de Final Fantasy: Warrior of Light (Final Fantasy); Refia (Final Fantasy III); Rydia (Final Fantasy IV); Bartz, Faris e Boko (Final Fantasy V); Terra, Edgar e Celes (Final Fantasy VI); Cloud, Tifa e Sephiroth (Final Fantasy VII); Shelke Rui (Dirge of Cerberus); Squall e Quistis (Final Fantasy VIII); Eiko e Vivi (Final Fantasy IX); Tidus, Yuna e Rikku (Final Fantasy X); Shantotto (Final Fantasy XI); Lightning e Snow (Final Fantasy XIII).
Estas Mirages especiais podem ser temporariamente invocadas usando Action Points (AP), ficando a substituir a party principal até terminar todo o teu AP. Depois de colecionarem as Mirages, os jogadores podem empilhá-las para terem ataques mais fortes. Estas “torres” podem ter duas ou três personagens, e dependendo da personagem usada é determinado o tipo de ataque e a sua eficácia. Por exemplo, se empilharmos três monstros com a habilidade Fire (Fogo) vamos criar um feitiço três vezes mais forte (Firaga). Este jogo tem também os antigos save points nos quais, ao se salvar, podem recuperar toda a vossa energia.
O jogo inicia-se em Nine Woodshill, onde os protagonistas são dois irmãos que sofrem de amnesia, Lann (um rapaz muito energético e sempre pronto a agir de forma pateta) e Reynn (uma rapariga cautelosa e sensata, oposto do irmão), filhos de uma figura lendária que anteriormente salvou o mundo (Luce-Fana).
Ambos encontram uma misteriosa rapariga chamada Enna Kros que lhes indica que, para recuperarem as suas memórias, terão que atravessar um portal para o mundo Grymoire, um mundo povoado pelas personagens e monstros da série Final Fantasy.
Estes dois irmãos serão guiados através de Grymoire, por uma misteriosa criatura chamada de Tama, criatura essa que servirá ao mesmo de guia e professora.
O objetivo dos nossos protagonistas nesta aventura será viajar por Grymoire em busca de recuperarem as suas memórias, enquanto desenvolvem os seus poderes e se envolvem nos conflitos desse mundo, conflitos esses que incluem lutas contra fações rivais: os nativos Lilikins (criaturas de tamanho pequeno) e a iminente ameaça do exército de Bahamut (considerado o Rei dos Dragões e dos summons mais famosos e poderosos do mundo de Final Fantasy).
O exército de Bahamut é uma força composta por Jiants (personagens de tamanho normal), que espalham a escuridão e o caos pelo mundo. Essa força é liderada pelo Rei Dark Knight Brendilith e pelo chefe estratega Segriwadeath. Em Grymoire, os nossos heróis poderão encontrar ainda uma personagem que não sabemos ao certo se será aliada ou inimiga, Queen Acho, líder de uma raça de Mirages (os monstros de Grymoire), que vivem num templo no fundo do mar.
Lann e Reynn irão encontrar outras personagens, entre as quais uma misteriosa mulher disfarçada que oferece conselhos aos irmãos, mas cuja lealdade é desconhecida, um cavaleiro alado de nome Perinoa (personagem relacionada com o realizar da profecia dos irmãos) e ainda o robô Cid (personagem característica de Final Fantasy), que os irá auxiliar durante esta aventura.
Em Grymoire, todas as personagens e monstros que encontramos têm um estilo chibi (aspeto fofo, pequenino e cabeçudo), à exceção de Lann e Reynn, que podem alternar entre a forma chibi (Lilikin Form) e a sua verdadeira forma (Jiant Form).
Ao alternarem de tamanho, os seus atributos e habilidades mudam, havendo certos eventos que só podes fazer num determinado tamanho.
Durante a sua viagem, Lann e Reynn tornam-se amigos de monstros chamados Mirages, criaturas que podem utilizar durante os combates, enquanto navegam no cenário, sendo que alguns até servem de mounts (criaturas que nos servem de veículo), como Behemoth ou um Magitek Armor.
World of Final Fantasy teve como objetivos principais celebrar os 30 anos da série Final Fantasy e alcançar um público mais vasto e mais jovem, pois notou-se que a maioria do público de Final Fantasy são adolescentes e adultos.
Podemos verificar que este jogo tem um tom bastante mais leve em relação aos restantes Final Fantasy como por exemplo o estilo das personagens (estilo chibi), criados por Yasuhisa Izumisawa.
Existe também um diálogo mais cómico, embora as personagens dos anteriores Final Fantasy se mantenham fiéis ao que eram nos respetivos títulos. Também a música revela um tom mais leve e infantil, incorporando remixes dos temas clássicos de Final Fantasy e também temas originais.
World of Final Fantasy é um jogo para todas as idades, pois os fãs antigos da série Final Fantasy não vão perder a oportunidade de voltar a ver heróis como Squall, Cloud, Tidus e Terra ou o mais famoso dos vilões, Sephiroth e os novos fãs vão adorar este jogo, pois tem uma história muito cativante e por vezes cómica, sendo os gráficos também bastante apelativos.
É um jogo para toda a família, onde pais, fãs de antigos Final Fantasy, podem apresentar o maravilhoso mundo destes jogos aos mais jovens. Se quiserem fazer a vossa encomenda, existem duas versões do jogo. World of Final Fantasy Collector’s Edition, que está de momento esgotada, mas podem ficar na lista de espera. Esta edição tem a oferta de um extraordinário e único artbook de 80 páginas, a banda sonora original do jogo, um set de 3 mini-figuras (Cloud, Lightning e Squall) e a própria caixa do jogo inclui ilustrações das personagens em 3D. Tem ainda os seguintes extras digitais: o summon Sephiroth, White Chocobo, Glow Moogle, Red Tonberry e as vozes em japonês.
Ou se preferirem jogar o mais rapidamente possível, podem fazer já a pre-order de World of Final Fantasy – Day One Edition para poderem receber os bónus digitais da edição anterior.
Entretanto gostaríamos de vos deixar com uns Origamis dedicados ao jogo!
World of Final Fantasy será lançado a 28 de Outubro para Playstation 4 e Playstation Vita.