Pplware

Windows 10: Afinal o Modo Jogo é uma desilusão

Não é novidade nenhuma que a Microsoft está a trabalhar num “modo jogo” que permitirá aos utilizadores, do Windows 10, obter a melhor performance do sistema enquanto jogam. Segundo a Microsoft, este novo modo dá prioridade máxima ao jogo para que o utilizador tenha a melhor experiência.

O modo jogo chegará a todos os utilizadores do Windows 10 através da atualização Creators, e já está disponível na última build para Insiders. Mas afinal os resultados desiludem!

A Microsoft vai mesmo avançar com o modo jogo no Windows 10. Este novo modo, segundo a empresa, garantirá uma experiência fantástica de jogo, mas há alguns resultados que contradizem a Microsoft.

Como se pode ver pelo gráfico abaixo, onde GM off significa que o modo jogo está desligado e GM on significa que está ativo, as diferenças não são nada significativas. O gráfico apresenta a média e o mínimo de FPS de cada jogo com o modo jogo activo e desativo. 

No jogo The Division nota-se um pequeno ganho de performance mas, por exemplo, no Hitman os resultados são piores quando o modo jogo está ativo.

Neste caso os testes foram feitos com uma máquina com processador Intel Core i7-7700K e uma GPU GTX 1080.

Já com uma máquina com processador Intel Core i3-7350K os resultados foram, ligeiramente melhores, com um aumento variável entre 1% e 3%. Como podemos ver, neste caso o jogo Hitman, com o modo jogo ativo, cai cerca de 14%, no que diz respeito à apresentação de frames por segundo. Destaque negativo também para o jogo  Gears of War 4.

 

Apesar de ainda se encontrar numa fase alpha, parece-nos que há ainda muito trabalho pela frente para conseguir o que a Microsoft tanto promete ao nível dos jogos.

Prioridade total ao nível do CPU e GPU… é assim que a Microsoft define o novo “modo jogo”. Através da Game Bar, os utilizadores vão poder ativar este modo, tarefa que terá que ser feita a cada jogo.

Exit mobile version