O equipamento da Nintendo destronou a Xbox 360 e tornou-se a consola mais vendida de sempre nos Estados Unidos. No total, já foram comercializadas mais de 10 milhões de Wii, 666 mil das quais durante o passado mês de Junho.
A Wii já é a consola mais vendida nos Estados Unidos. Só em Junho foram comercializados 666 mil equipamentos, o que fixou o número total de dispositivos vendidos, desde Novembro de 2006, altura em que saiu para o mercado, nos 10,9 milhões de consolas.
Os resultados foram recolhidos pelo NPD Group que concluiu na análise ao mercado referindo que o equipamento da Nintendo já destronou a Xbox 360 da Microsoft, lançada um ano antes.
Como em todos os segmentos de mercado, também neste as opiniões divergem, com cada fabricante a defender o seu posicionamento no mercado. Todas afirmaram na Electronic Entertainment Expo (E3) que são as mais populares embora os números dêem a liderança das vendas à Nintendo.
A Wii foi concebida a pensar num tipo de divertimento diferente das consolas que já existiam no mercado. Introduziu uma nova forma de jogar graças aos comandos sem fios e jogos que apelam ao movimento do utilizador. A estratégia da Nintendo foi bem recebida pelo público de todas as idades em todo o mundo acabando por se revelar um caso de sucesso.
Os números não enganam e mostram o destaque que a consola alcançou no mercado norte-americano, onde as concorrentes PS3 e Xbox 360 venderam respectivamente 405,5 e 219,8 mil equipamentos.
As vendas totais no mesmo mercado subiram 53 por cento face a Junho do ano passado, colocando o valor da indústria nos 1,69 mil milhões de dólares. Já as vendas de jogos subiram 61 por cento, fixando-se agora nos 872,6 milhões de dólares. Sapo TEK