Pplware

A viagem de Shadow of Colossus até à PS4

Tal como o Pplware aqui teve ocasião de revelar, encontra-se muito próximo o regresso de Shadow of Colossus.

A Bluepoint veio recentemente revelar o esforço que foi feito para trazer de volta os colossos.


Com mais de 10 anos de vida, este regresso de um dos jogos mais marcantes das Playstation anteriores, acabou inevitavelmente por acarretar uma boa dose de trabalho e dedicação. Não se trata de acrescentar aqui ou ali conteúdos, nem tão pouco de melhorar o aspecto do jogo. Tratou-se, isso sim, de uma migração para a Última Geração (com tudo o que isso acarreta).

Tal como a equipa da Bluepoint identifica no vídeo que recentemente disponibilizaram, esta migração foi uma enorme responsabilidade e desafio, e a equipa logo desde o inicio se convenceu de que não poderia apenas fazer uma migração mas sim um remake desde o ponto zero.

Entre outras afirmações, Randall Lowe, produtor do estúdio Bluepoint Games adianta que foi uma obrigação da equipa em “tornar este jogo tão incrível como é recordado”, fazendo com que os jogadores mais antigos se sintam à vontade mas simultaneamente assombrados com a beleza e grandeza deste remake, e que ao mesmo tempo o jogo se torne mais apelativo a novas gerações de jogadores.

Num segundo trailer revelado pela Bluepoint, e a pouco menos de uma mão cheia de dias da data de lançamento do jogo, é-nos mostrado um pouco do esforço feito para a recriação dos colossos e de toda a sua grandeza.

Segundo os produtores do jogo, tal processo não foi assim tão simples, particularmente no processo de manter as marcas mais caracteristicas de cada colosso que na passagem para modelos de maior resolução poder-se-iam perder ou transfigurar. A ideia da equipa foi sempre a de manter-se fiel ao original mas tornar o jogo mais épico e grandioso.

Bob Wallace, Character Artist da Bluepoint Games deixou bem claro que “graças à alta resolução, vários dos detalhes idealizados na versão original do jogo, podem agora ser vistos na perfeição” reiterando que a prioridade foi “manter a nova versão o mais fiel possível à original”.

Entretanto foi ainda disponibilizado um novo vídeo da Bluepoint com uma entrevista com o compositor Kow Otani que afirma que “a atualização da banda sonora teve como principal objetivo dar mais intensidade ao início e final do jogo, e isso foi conseguido com a inclusão de mais músicos e instrumentos de cordas”.

Deve-se notar que um dos aspetos em maior destaque no jogo, e que se espera que se mantenha agora, foi precisamente a banda sonora épica e que acompanha a ação, pelo que para Otani, “manter a música original era uma prioridade”, e as alterações introduzidas prendem-se sobretudo com “a capacidade de levar a música a uma escala ainda maior”.

É já amanhã que Shadow of Colossus retorna à Playstation. Só que desta vez, na Playstation 4.

E vocês? Jogaram o original? Estão a pensar em jogar este remake?

Shadow Of The Colossus

Exit mobile version