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Vampyr: este vai ser um verão com sabor a sangue

Em finais de 2017, o anúncio do adiamento do lançamento de Vampyr para 2018, apanhou muita gente desprevenida, tendo sido uma pequena desilusão para todos os que esperavam pelo jogo.

Recentemente, através das WebSeries que a Focus Entertainment tem vindo a lançar, parece que já existe data de lançamento. Será desta?


Em setembro de 2017, a revelação do adiamento de Vampyr foi um pequeno balde de água fria. No entanto, a desilusão não foi maior, pois a equipa da DONTNOD (Life is Strange) revelou que o mesmo se deveu à necessidade de mais tempo para aprimorar a experiência de jogo. Esta nova bolsa de ar para a produção de Vampyr veio, de certa forma, tranquilizar a comunidade, certa de que o produto final, quando for lançado terá uma qualidade melhor.

Em revelações na altura, Oskar Guilbert da DONTNOD veio revelar o que lhe ia na alma, em relação ao adiamento do jogo:

Adiar este projeto foi extremamente difícil. No entanto, acreditamos que um prazo de lançamento não deverá, nunca, comprometer a qualidade do produto final. Contudo, um problema técnico levou a que tivéssemos de adiar o lançamento de Vampyr.

Este adiamento permitiu-nos uma janela de tempo maior para a fase de polimento e equilíbrio do jogo. Vampyr com o seu semi open-world, a sua narrativa densa e complexa e as suas mecânicas de RPG tiveram assim a oportunidade de ser reanalisadas e ponderadas, com melhorias aqui ou ali.

Vampyr é um jogo que tem criado fortes expectativas, especialmente pela forma como aborda uma temática já algo batida: Vampiros.

A ação de Vampyr decorre em 1918, numa Londres que acabou por passar pelas agruras da 1.ª Grande Guerra Mundial. A cidade encontra-se pobre, desolada, faminta e doente com a epidemia da Gripe Espanhola. É, portanto, num ambiente denso e algo grotesco que o jogador entra em cena através dos olhos de Dr. Jonhathan Reid. Reid é, como já devem ter adivinhado, um vampiro, mas um vampiro com alguns escrúpulos. Ou melhor, um vampiro com os escrúpulos que o jogador lhe quiser atribuir. Este é um dos principais pontos de interesse de Vampyr: liberdade de decisão.

Efetivamente é dada ao jogador uma grande liberdade na tomada de decisões, que acabam por revelar dilemas importantes. Se por um lado o simples ato de matar acaba por ser a natureza própria de um vampiro e essencial à sua sobrevivência, por outro não deixa de ser interessante a decisão de quem matar ou deixar vivo. Uma coisa é certa, todas as decisões tomadas pelo jogador no decorrer da aventura terão um efeito no mundo que nos rodeia, havendo consequências claras por cada morte.

Não deixa de ser engraçada esta mecânica, uma vez que habitualmente jogamos do outro lado da barricada, ou seja, caçando e matando os vampiros.

WebSeries

No inicio deste ano, e de forma de homenagear o jogo e a comunidade que espera ansiosamente por ele, a Focus Entertainment decidiu lançar uma série de episódios sobre Vampyr. Tratam-se de pequenos vídeos que revelam um pouco mais sobre a história do jogo, a forma como foi idealizado e os desafios que tiveram que ser ultrapassados no decorrer do projeto.

Episódio 1 (Making Monsters):

Neste primeiro episódio, a DONTNOD revela algumas imagens do gameplay de Vampyr, enquanto ilustra o dilema em que se torna o fato de jogarmos com um predador da cidade. É-nos revelada mais alguma informação acerca do Dr. Reid (o doutor que se transformou em Vampiro) e da forma como a sua recente transformação o envolve numa nova realidade. É neste preciso momento de transformação que o novo vampiro Dr. Reid se apercebe da existência de toda uma outra sociedade que habita o escuro submundo de Londres. Pessoas , ou melhor, seres que tal como ele, se vêm obrigados a viver nas sombras e que transformam a noite.

Episódio 2 (Architects of the Obscure):

Neste Segundo episódio, a DONTNOD revela as áreas de Londres que o jogador poderá explorar (e aterrorizar) em Vampyr. Cada um dos 4 distritos representados tem o seu próprio estilo urbano e os seus próprios habitantes pertencem também a classes sociais diferentes. Por exemplo, Whitechapel e as Docks são zonas onde a pobreza e o crime abundam, enquanto West End apresenta uma população mais abastada. O distrito que falta corresponde ao Hospital onde o Dr .Reid trabalha como médico. Neste episódio é-nos ainda apresentada a música que dá ritmo a Vampyr, e o seu compositor Olivier Deriviere que revela alguns pormenores sobre as suas escolhas.

Episódio 3 (Human After All):

No episódio 3 a DONTNOD revela-nos um pouco mais sobre o sistema de evolução do nosso personagem numa Londres viva e repleta de diferenças culturais e sociais. É-nos revelado o sistema de progressão do nosso personagem e da forma como poderemos adquirir XP. Tal como qualquer RPG que se preze, Vampyr terá um sistema missões (ou quests) além das principais que nos permitem ir ganhando experiência e dinheiro, podendo assim evoluir a nossa personagem. Curiosamente esse ganho de experiência pode vir tanto do sacrifício de cidadãos (na forma de vampiro) como de curas aplicadas a doentes (na forma de Dr. Reid). Stéphane Beauverger, Narrative Director de Vampyr revela ainda que o jogador terá a habilidade de ouvir os pensamentos moribundos daqueles que decide sacrificar, o que tem o potencial de trazer momentos de duvidas existenciais na altura de matar. Cada cidadão morto passa a ser algo mais que uma simples fonte de XP.

Episódio 4 (Stories from the Dark):

Neste ultimo episódio, a DONTNOD aborda um pouco a temática dos videojogos e da forma como conseguem ser tão diferentes de outros meios de contar histórias, tanto em termos de dinâmicas como de narrativa. Stéphane Beauverger, Narrative Director explica ainda que em Vampyr o jogador será constantemente absorvido pelo intrincado sistema que é ser um vampiro e dessa forma tanto a exploração, como as as investigações, os encontros com os habitantes londrinos, o combate ou as escolhas morais estarão irremediavelmente associadas com a narrativa do jogo. Philippe Moreau Game Director de Vampyr, revela ainda que a relação entre o jogador e o personagem tende a tornar-se forte em Vampyr, derivado da sensação de controlo total que temos sobre o Dr. Reid e tal a intimidade da história. Dessa forma a DONTNOD tentou criar uma cumplicidade sem precedentes entre o jogador e o seu personagem, algo que nem o teatro ou o cinema conseguirá alguma vez fazer.

Vampyr será lançado para Playstation 4, Xbox One e PC a 5 de Junho de 2018.

Vampyr

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