A associação aconselha, pela primeira vez, um videojogo com o objectivo de preparar os futuros adoptantes de um cão ou gato e, assim, reduzir o número de abandono destes animais em Portugal.
Foi apresentado recentemente, na sede da União Zoófila, em Lisboa, o jogo Nintendogs + Cats, disponível para a consola Nintendo 3DS. Este simulador, que permite cuidar de um cão ou gato portátil, apresenta-se como um treino para todos aqueles que pretendem vir a adoptar ou comprar um animal de estimação.
“Ainda que não existam estatísticas precisas sobre o abandono de animais domésticos em Portugal, estima-se que todos os anos mais dez mil animais sejam rejeitados pelos seus donos e que o número aproximado de cães e gatos sem dono ronde os 500 mil”, refere a presidente da União Zoófila, Luísa Barroso.
Para esta associação, Nintendogs + Cats é uma ferramenta que “ajuda a tomar consciência da responsabilidade associada à posse de um animal doméstico” uma vez que, à semelhança do que acontece com um animal real, o utilizador terá, entre outras responsabilidades, de alimentar, levar a passear, dar banho, ensinar truques ou mimar o seu animal de estimação.
Segundo Luísa Barroso, “para além do abandono puro e simples, os donos que entregam os seus animais em canis ou em associações invocam falta de tempo, falta de espaço, mudança de vida, alergias ou incapacidade de lidar com o comportamento mais enérgico de um cão, o que revela bem que a maior parte não está preparada para o compromisso que implica ter um animal doméstico”.
Nintendogs + Cats é uma alternativa digital para todos aqueles que gostariam de ter um cão ou gato em casa mas que, por algum motivo, não o podem ter. Não ocupa espaço, não requer gastos de manutenção, pode estar sempre consigo – até nos restaurantes, quartos e quando vai de férias para o estrangeiro – e, para as crianças, é uma excelente forma de testar se são suficientemente responsáveis para “dar o salto” para um animal de estimação real.
Em Nintendogs + Cats vai poder mimar e ser mimado pelos seus cães e gatos, falar com eles para lhes ensinar habilidades, levá-los a passear, fotografá-los, conhecer donos de outros animais…tudo em português e na palma da sua mão!
Pela primeira vez, a câmara interior da Nintendo 3DS ajudará o seu adorável cachorrinho a reconhecer o seu rosto, pelo que vai poder contar sempre com uma receção carinhosa quando chegar a casa. O seu cão consegue até acompanhar os movimentos da sua cabeça e dar-lhe uma lambidela virtual. E quando já tiver captado a sua atenção, use o stylus e o microfone para lhe ensinar uma variedade de truques através de ordens vocais como “dá a pata” ou “deita!”.
No início do jogo vai ter de escolher o seu cachorrinho de entre as nove raças caninas repartidas pelas três versões disponíveis. Cada versão oferece raças diferentes: nintendogs + cats: Golden Retriever e Novos Amigos; nintendogs + cats: Buldogue Francês e Novos Amigos ou nintendogs + cats: Caniche Toy e Novos Amigos .Todas as versões já estão disponíveis para a Nintendo 3DS, totalmente em português para uma experiência de jogo ainda mais fácil e intuitiva.
Realmente, todos nós sabemos o que se passa em Portugal em determinadas alturas do ano quando os animais se tornam o elo mais fraco. Se este jogo puder, de certa forma ajudar a consciencializar as pessoas para essa triste realidade, então porque não a associação com a União Zoófila??? Acho que faz sentido… e vocês?