Por Hernâni Câmara – LusoGamer – para o Pplware The Godfather II é um videojogo baseado no filme “The Godfather Part II” de 1974 de Francis Ford Coppola, publicado pela Electronic Arts para Plataforma Windows, Xbox 360 e Playstation 3. Além disso The Godfather II é uma sequela do primeiro jogo “The Godfather : The Game” lançando em 2006 pela EA.
O jogo começa em 31 de Dezembro de 1958 em Cuba. Após uma breve introdução de Dominic, a personagem principal do jogo no qual o jogador pode personalizar, desde mudar o cabelo, à estatura do corpo, estilo de roupa e a cor desta mesma. A família Corleone e todas as outras famílias encontravam-se em Cuba para fazer negócios com Hyman Roth. Durante esta reunião de famílias, aconteceu uma revolução em Cuba no qual os Rebeldes tomaram o controlo. Dominic tem a função de acompanhar Michael, Aldo e Fredo Corleone até ao aeroporto. Ao entrar no aeroporto Aldo é abatido por um Sniper rebelde. Após a trágica morte de Aldo, Dominic é promovido para Don de Nova York.
Seis Semanas após este incidente Tony e Carmine Rosato separam-se da família, o nosso primeiro objectivo é recrutar um soldado para a nossa família e conquistar os “rackets” (negócios que estas famílias possuem). Mais tarde poderemos recrutar mais soldados com diferentes habilidades. Entretanto Fredo irmão mais velho de Michael Corleone, está a ter negócios com Hyman Roth, que mais tarde leva a uma traição e causa uma guerra entre famílias.
Após derrotarmos todas as outras famílias concorrentes, desde New York, Florida e Cuba, temos de assassinar Hyman Roth, um Don que traiu Dominic, ao aliar-se aos Almeidas em cuba. Após a morte deste, seremos aclamados “The Godfather”, no qual seremos a pessoa mais respeitada e a mais reconhecida entre todos os mafiosos.
Após termos sido aclamados “The Godfather”, o jogo acaba da mesma forma que o filme, Fredo e Dominic num barco a pescar, no qual Fredo está a rezar no de rezar leva 1 tiro, isto devido à sua traição.
The Godfather II é um shooter na 3ª pessoa, este também contém elementos de estratégia “Don’s View”.
Muitos elementos de gameplay do original voltaram para esta sequela no qual alguns foram melhorados e expandidos, tais como a conquista de rackets e assaltos a bancos.
À medida que formos jogando, teremos que recrutar soldados para a nossa família, estes estão divididos em classes, nas quais todas elas têm funções muito úteis, estes soldados encontram-se nos nossos rackets de forma a demonstrar/exibir do que são capazes, por isso convém visitar o racket após ter sido conquistado, mas mantenham os olhos abertos, pois os melhores soldados podem ser encontrados onde menos se espera.
- Demolitions – São peritos em explosivos, podem rebentar paredes, edifícios e carros (muito úteis para assaltos a rackets)
- Arsonist – Só sabem utilizar o fogo, podem ser utilizados para queimar edifícios ou partes destes (exemplo: um balcão), podem atear fogo a barris de combustível o que leva ao caos durante as lutas.
- Bruisier – Servem para abater guardas e arrombar portas.
- Engineer – Podem cortar a electricidade o que evita que os inimigos usem os telefones para chamar reforços, ou num assalto a um banco o Alarme ficará desactivado. Também podemos cortar vedações, sendo assim, são muito úteis e convêm andar sempre com um.
- Safecracker – São as chaves para a cidade, não há porta ou cofre que não consigam abrir tal como o Demolitions, Engineer o Safecracker é um elemento a não perder pois em todas as rackets encontraram cofres nos quais só este os pode abrir.
- Medic – Outro elemento a não perder em caso do jogador cair na batalha, este está lá para o trazer de volta.
Podemos editar as nossas roupas e o nosso estilo de cabelo ou barba durante o jogo, basta aceder ao “Don’s view”, também podemos editar os nossos soldados mas apenas a roupa e os acessórios. Se não tivermos contentes com o desempenho de um dos nossos soldados podemos marcar-lhes com “Mark for Death”, no qual fica vulnerável ao friendly fire, ou então se morrer durante uma batalha não irá recuperar, a forma como ele morre fica à escolha de cada jogador.
Em cada Cidade tem um aeroporto no qual serve para viajar de cidade para cidade, ou seja entre as 3 cidades que são disponibilizadas New York, Florida e Cuba, mas estas últimas 2 só estão disponíveis após termos realizado certas missões no decorrer da História.
Tanto as missões principais (as que seguem a história) como as missões secundárias (missões que o jogador faz, sem carácter obrigatório), envolvem luta de pessoa para pessoa, tiroteios e condução.
“Don’s View”, é um novo e exclusivo elemento estratégico de Godfather II, neste aparecera o mapa da cidade onde mostrara os nossos rackets, os rackets inimigos, banco, hospital, policia e missões secundárias, a partir do Don’s View, poderemos comandar o nosso império, ou seja poderemos mandar os nossos soldados fazer explodir o edifício inimigo, pondo este fora de serviço por determinadas horas, ou então, também podemos dar ordem de atacar esse estabelecimento tentando conquista-lo, como também podemos mandar os nossos soldados defender os nossos estabelecimentos. A partir deste menu também poderemos recrutar o número de guardas para proteger cada racket que conquistamos. Estes rackets estão divididos em Crime Rings, ou seja se conquistarmos todos os rackets que fazem parte do mesmo Crime Ring, este irá nos dar exclusivos, dependendo do Crime Ring.
Se o Crime Ring for de prostituição ao conquistarmos todos os rackets, este irá reduzir significativamente o preço dos guardas em todos os nossos rackets; se for um Crime Ring de venda de armas, teremos carregadores que transportam mais munições que o normal; se o Crime Ring consistir tráfico de diamantes recebemos coletes a prova de bala para os nossos soldados e guardas; se for de lavagem de dinheiro aumenta todo o dinheiro que recebemos ao final do dia por 5%; se for um Crime Ring de construção todos os nossos edifícios destruídos por bombas, irão ser reconstruídos ao dobro da velocidade normal; se for tráfico de droga recebemos o dobro do dinheiro de todos os Crime Rings diariamente; se for um Crime Ring de Casinos (Gambling), recebemos munições incendiarias que faz mais dano que as normais; se for tráfico de armas, permite-nos transportar mais explosivos (Dinamite, Cocktails molotov), e finalmente ao conquistarmos o Crime Ring de modificação de carros teremos acesso a carros blindados.
Em Don’s View, também danos acesso a todos os mapas independentemente da cidade que estejamos, danos acesso a uma espécie de árvore genealógica de todas as famílias que vão aparecendo, conforme a História onde podemos ver o Don, Consigliere (conselheiro do Don, que nos diz os rackets que devemos atacar), Underboss, Capo e finalmente Soldado. A medida que formos jogando irá desbloquear-se vagas para Underboss e Capo, nós promovemos o soldado que achamos melhor e mais fiel, Capo é mais forte que soldado e este ao ser promovido, terá acesso outra habilidade sem ser a que já têm, por exemplo se este for Demolitions ao promove-lo para Capo, podemos também escolher para ele ser Arsonist, ficando assim com as 2 habilidades, o que sai muito útil em batalhas. Quase no final do jogo o lugar para Underboss será desbloqueado e este lugar é onde está o soldado mais forte abaixo do Don, tal como o Capo, Underboss irá desbloquear mais 1 habilidade, ficando o soldado com um total de 3 habilidades, contudo poderão encontrar soldados nas ruas já com 2 habilidades, sendo assim ficará no total com 4 habilidades, o que se torna muito útil, pois torna um soldado destes num “one men army”. Também podemos melhorar as capacidades do jogador e dos nossos soldados, desde a pontaria, ao dano dos socos, e também podemos comprar licenças de armas para os nossos soldados.
Além disso também em Don’s View temos acesso a “The Don’s Connections”, onde podemos localizar os corruptos oficias no mapa, “Back Pocket” onde podemos ver as recompensas dos favores que fizemos a estes corruptos que pode variar, tanto pode ser como recuperação rápida do hospital, como por o rival inimigo na prisão por determinado tempo, também podemos ver os favores (Favors), missões secundarias que estamos neste momento a fazer.
Também temos “The Books”, que são os registos de todos os nossos feitos no jogo, desde a percentagem de rackets conquistadas, a execuções feitas, cofres arrombados, armas descobertas, o registo/balanço do nosso dinheiro, quanto é que recebemos de cada racket, etc. E por ultimo temos acesso aos Crime Rings, e Places of Interest, que pode ser bancos, aeroportos, hospitais, safe house’s, etc.
Tal como o primeiro jogo The Godfather II é um open world, no qual somos livres de fazer o que queremos, seja assaltar bancos, ou matar pessoas. Tanto as primarias como as secundarias ambas envolvem luta de homem para homem, tiros e condução.
As missões primárias consistem em conquistar todos os negócios/rackets da família adversária, esta ao ficar sem nada irá retirar-se para os “compound” ou seja espécie da casa do Don, no qual iremos encontrar imensos guardas e soldados da família, para a família e o seu Don serem eliminados definitivamente teremos que estoirar o edifício em que estes se encontram, ficando com este após ter sido reconstruído.
As famílias rivais, irão estar constantemente atacar e a sabotar os estabelecimentos do jogador, na tentativa de dominar as 3 cidades.
As missões secundárias ou Favores, estão de certa forma divididas em 2, existe os Favores dos corruptos no qual nos da grandes vantagens, e também existe os Favores de várias pessoas que se encontra nas ruas, estas missões podem ter recompensas diferentes podendo ser dinheiro ou “kill condition” (estes Kill Conditions é uma condição para matar um elemento da outra família, mas temos que matar nessa condição para esse elemento desaparecer completamente, ou caso contrario vai parar ao hospital e mais tarde volta acção). Estas missões podem variar podendo ser para fazer explodir um edifício, abrir um cofre, assassinar alguém ou largar uma sova.
The Godfather II utiliza o sistema “Black Hand 2.0”, melhoramento do “Black Hand” do primeiro jogo, este server para criar pressão sobre os donos dos rackets fazendo com que eles cedem pagando tal dinheiro, ou intimidar as testemunhas de um crime ou atropelamento, este permite-nos agarrar, ajoelhar, e bater nos nossos inimigos, se estivermos numa varando sempre podemos ameaçar jogar os donos das rackets para o fundo, mas há que ter cuidado pois se esforçamos muito pode acabar num não ou num cadáver, mas em caso isso aconteça podemos sair e tentar mais tarde.
Se o dono de um racket morrer, ou o edifício levar com 1 bomba, o racket ficara fora de serviço por um certo tempo e durante esse tempo o proprietário não recebe dinheiro. O jogador poderá usar “target-lock” no caso das consolas ou apontar livremente para partes específicas do corpo do inimigo. Os inimigos quando estão feridos, o jogador pode aproximar-se e executa-los, estas podem variar dependendo da arma que o jogador possui, a maioria delas são hilariantes e estão bem conseguidas.
The Godfather II oferece-nos um modo de multiplayer que pode ir até 16 jogadores com 4 modos de jogo. Além disso nos jogos multiplayer podemos arranjar dinheiro e licenças para armas que podem ser utilizadas no modo singleplayer.
Embora Godfather II tenha 3 cidades, estás são pequenas, tendo pouco conteúdo para explorar, além disso o sistema de condução podia ter sido mais explorado e melhorado, pois danos a sensação que os carros são de cartão. A pior coisa neste jogo é a View Distance, pois só podemos ver os gráficos de outros carros quando nos aproximamos destes.
A variedade de carros não é muita, chegando a momentos em que se vê o mesmo carro 5 vezes seguidas, apenas com cores diferentes e as vezes nem isso. O sistema de The Godfather II ao assaltar bancos já não é tão difícil como na primeira entrega, o que pode levar ao descontentamento de alguns fãs, pois em The Godfather: The Game era difícil, agora aquele clima de adrenalina desapareceu.
Uma coisa de que gostei bastante nesta entrega é as explosões nas quais o fogo está muito bem conseguido, mas já não se pode dizer o mesmo aos gráficos restantes, pois nalgumas texturas podemos ver bons gráficos mas já noutras esse grafismo desaparece.
A banda sonora, vozes e barulhos das armas estão decentes, uma coisa fenomenal são os comentários das pessoas que ouvimos enquanto andamos pela rua, no qual alguns são bem engraçados.
O jogo como é um “open world” tem uma grande longevidade, mas se fizermos as missões principais sem parar irá vos dar cerca de 14 horas de jogo, mas contudo temos as missões secundárias e o multiplayer.