Apresentado na Gamescom 2015, The Dwarves é um jogo que começa a suscitar algumas expectativas.
Baseado no livro The Dwarves de Markus Heitz (autor alemão) o jogo aposta numa temática pouco comum, os anões (dwarves).
Foram recentemente reveladas algumas novas imagens para o jogo que promete aquecer 2016 … se conseguir obter fundos suficientes …
The Dwarves encontra-se a cargo da alemã King Art Games (responsável por The Book of Unwritten Tales 2 ou Battle Worlds: Kronos) que aposta no crowdfunding como forma de recolher fundos suficientes para terminar o desenvolvimento em tempo útil (daí o ter referido acima “se conseguir obter fundos suficientes“).
Começou então oficialmente a fase de crowdfunding, na qual todos os interessados poderão ajudar no desenvolvimento de um jogo que promete ser um épico RPG Táctico. Pelo que transparece nas imagens e vídeos revelados até à data, The Dwarves tem tudo para ser um excelente RPG e que conta com uma história épica e grandiosa que a isso ajuda.
Jan Theysen, Director Criativo da King Art Game revelou “Dwarves (anões): quem não gosta destes pequenos heróis de barba rija, com a sua atitude alegre e descomprometida, teimosos como uma mula mas leais para com os seus amigos? Quem viu o Senhor dos Anéis, certamente se perguntará porque é que uma demanda de 12 anões tem o nome de um Halfling em vez de um Anão. A King Art Games quer acabar com isso e em The Dwarves, os Anões têm o papel principal.”
Relativamente à iniciativa de crowdfunding que agora toma lugar, Theysen revela que “Ambas as nossas anteriores experiências de crowdfunding (The Book of Unwritten Tales 2 ou Battle Worlds: Kronos) foram uma experiência importante para todos nós. Com o apoio da comunidade, conseguimos terminar os jogos da forma que os tinhamos idealizado e sempre com o ouvido no que a comunidade sugeria. Assim sendo, não é nenhum monstro de sete cabeças recorrer novamente à plataforma Kickstarter. Se querem mais cerveja, barbas e batalhas nas vossas vidas, The Dwarves será o jogo indicado!.”
Tal como no livro de Markus Heitz, a história de The Dwarves gira em redor de Tungdil Goldhand, um anão que cresceu entre os humanos. No entanto, Goldhand embarca numa aventura pelas suas origens e é aqui que começa o jogo. Na sua demanda, vai encontrar 12 outros personagens que se tornam seus companheiros de aventura (party), cada qual com as suas skills próprias. Cada qual terá uma história tal como os gémeos Boindil e Boendal, sempre irascíveis e que já participaram em centenas de lutas.
Foi também prometida a existência de alguns personagens menos usuais em histórias de Anões como por exemplo Rodario, um actor humano que é um fraco lutador mas conhece todos os segredos escuros da dissimulação e do stealth.
The Dwarves apresentará ainda um Mundo gigantesco no qual a exploração será livre. O jogador poderá viajar ao longo de mais de 200 localizações distintas, num mapa dinâmico, onde encontrará variados inimigos e diversas quests a serem completadas. Pelas diferentes zonas do jogo será possível falar com NPC, recorrer ao comércio local (comprar e vender) ou simplesmente explorar o território e as suas riquezas.
As decisões do jogador irão influencia a história, criando assim alguns momentos de tensão moral nas quais há que tomar decisões, que irão afectar as facções do jogo.
Antes de cada combate o jogador terá de escolher qual a sua party de até 4 jogadores para derrotar as sucessivas vagas de inimigos que vão surgindo (ao estilo de Helm’s Deep de O Senhor dos Anéis). Os inimigos apresentam um comportamento de rebanho e reagem com uma física apurada, representando cada impacto com realismo.
Este efeito rebanho foi explicado por Theysen como “se um Anão desferir um ataque portentoso com um martelo, os Orcs atingidos irão ser lançados no sentido oposto, enquanto alguns outros Orcs poderão ser empurrados no processo para um abismo, por exemplo“.
The Dwarves encontra-se em desenvolvimento para PlayStation 4, Xbox One e PC e será lançado em 2016.