Infelizmente, são vários os exemplos que ao longo dos anos nos têm sido dados a conhecer pela Comunicação Social de seitas e cultos religiosos que executam verdadeiros crimes contra a Humanidade, muitas vezes sob o pretexto de inspiração divina. Aqui tivemos oportunidade de falar de um deles: The Church in the Darkness.
Eis que finalmente o jogo se apressa para o dia de lançamento.
Esta é uma temática muito pouco explorada no mundo dos videojogos e que, infelizmente, tem produzido bastantes exemplos reais. Trata-se do fenómeno das Seitas e Cultos religiosos que, quer seja sob a forma de motivações divinas, de criticas ao sistema imposto, ou apenas um estilo de vida mais natural … têm sido o palco de alguns dos horrores mais indescritíveis da nossa história civilizacional.
Convém, neste momento, fazer um aparte indicando que certamente existirão também inúmeras Seitas e Cultos com motivos e formas de estar bem mais salutares e menos polémicas mas este jogo, The Church in the Darkness aborda precisamente os casos opostos.
A história decorre em 1977 e nós encarnamos um ex-policia de nome Vic. Acontece que o nosso sobrinho, de nome Alex, acabou de se juntar a um culto e seguiu o líder dessa seita até às florestas tropicais da América do Sul, onde estabeleceram uma comunidade com o nome de Freedom Town (em português, Cidade da Liberdade). No entanto, aquilo que prometia ser um paraíso, cedo se revela um pesadelo e Freedom Town esconde muitas motivações e segredos.
A tarefa de Vic será a de se infiltrar nesta comunidade fechada e investigar o que aí se passa. Isto com o objectivo final de resgatar o nosso sobrinho das garras da Seita, liderada por dois membros tanto psicóticos como perigosos: Rebecca e Isaac.
Aliás os dois lideres da seita terão um papel fundamental no desenrolar do jogo, pois para chegar ao nosso sobrinho vamos ter inclusive de descobrir a verdade sobre ambos e o que os motivou realmente a criar este culto e a deslocarem-se para ali.
Será esta comunidade simplesmente uma visão utópica de socialismo ou haverá algo de mais sinistro escondido?
Pelo que se pode ver nos trailers e já é conhecido, grande parte das mecânicas do jogo passarão por investigar e explorar Freetown City, bem como interagir com os membros do culto e assim ir conhecendo o “big picture”. E convém não esquecer que, quanto mais fundo se for, mais envolvidos vamos ficando e assim mais complexa a trama vai ficando, tornando mais complicado o resgate de Alex.
Segundo a Paranoid Productions, o jogo terá variados finais possíveis, relacionados com as opções que o jogador adoptar. E essas opções tanto podem passar pela forma como o jogador interage com os membros do grupo, ou pela forma mais ou menos agressiva como aborda o jogo.
The Church in the Darkness chega no próximo dia 2 de Agosto para PC, Xbox One, Playstation 4 e Nintendo Switch!