Pplware

The Champions Online vai tornar-se gratuíto …

Recentemente foi anunciado pela Atary e Cryptic que o seu bem sucedido MMO, Champions Online, irá passar em breve a ser gratuito para download e jogar. Ao que parece, a partir do primeiro trimestre do ano que vem, o jogo passa para uma nova mecânica de acessos, deixando cair portanto, o modelo de subscrições, mas apostando em conteúdos e items desbloqueáveis.

Esta medida vem no seguimento de outras medidas semelhantes levadas a cabo pela Turbine, com o seu Dungeons and Dragons Online e com o Lord of the Rings Online.

Realmente as tendências começam a alterar-se aos poucos. As marcas começam a distinguir o que é ou não um método mais abusivo no que toca às subscrições e face à própria concorrência e estado do mercado actual medidas destas podem bem vir a ser seguidas por mais MMOs. Não obrigando os jogadores a terem um encargo obrigatório com uma subscrição mensal, as equipas conseguem, não só manter a lealdade dos consumidores habituais, como também de garantir maior interesse pelos novos gamers que desconhecem os jogos, muitas vezes com receios das próprias subscrições.

Através de pagamentos de quantias mais reduzidas, quer seja por acessos a novas áreas, como a novos equipamentos, armamentos, etc., continuará a haver a diferenciação entre quem investe a sério no jogo e quem apenas se quer divertir um pouco e de forma mais económica. Há espaço para todos.

Com a experiência de Dungeons and Dragons, cujos responsáveis afirmam ter aumentado as receitas relacionadas com o jogo (ingame) em 500%, pode-se dizer que se trata duma medida bastante bem aceite pela comunidade.

Transitioning Champions Online to the free-to-play model is a great opportunity to reach a whole new audience of PC gamers that view subscription fees as a barrier to entry,” afirmou o CEO da Cryptic, John Needham, identificando um pouco o que acima foi descrito. Ainda se sente um pouco o receio por parte de muitos gamers em testar sequer um MMO, e isto porque em parte existe também uma grande desconfiança acerca de quando é que efectivamente irão começar a pagar pelo jogo. Com este novo modelo as coisas tornam-se mais simples.

By taking care of our current subscription-based community and welcoming the addition of new players through free-to-play, Champions Online is poised to build upon its success and to establish a new leadership position as the first free-to-play superhero MMO.“, adianta ainda Needham.

No entanto, com um modelo deste género abrem-se portas a outros problemas mais chatos, como por exemplo cheating.

O modelo a ser aplicado em The Champions Online irá oferecer acesso ilimitado ao jogo, sem limites de tempo ou limitações de níveis de evolução – a versão Beta deste novo modelo terá o seu inicio já em 9 de Novembro deste ano.

Fica no entanto a questão no ar … “Como é que os subscritores mais antigos irão ser, de certa forma, indemnizados por esta nova politica?


Homepage: Champions Online.

Exit mobile version