Pplware

The Ballad of the Three Cavaliers revelado

Um dos jogos mais desejados para a 3DS deste primeiro trimestre de 2016 é o Bravely Second: End Layer.

A Square Enix é a equipa por detrás desta sequela de Bravely Default, que viu recentemente ser lançado The Ballad of the Three Cavaliers, um prelúdio gratuito para quem deseja antecipar as emoções do jogo. O Pplware já experimentou The Ballad of the Three Cavaliers e gostou do que viu.

The Ballad of the Three Cavaliers encontra-se entre os eventos de Bravely Default e Bravely Second: End Layer fazendo a ponte entre os dois jogos. Este prelúdio é, acima de tudo, uma demonstração clara daquilo que Bravely Sencond trará aos jogadores, quer em termos de jogabilidade, de progressão de personagens, de customização ou de sistema de combates.

Quatro personagens prontas a evoluir

No arranque desta demo temos as 4 personagens disponíveis, Nikolai, Yew, Janne e Magnolia sendo que cada qual pode aprender até 4 jobs ou classes (Freelancer, Valkyrie, Astrologian ou Wizard). Cada um desses jobs apresenta os seus ataques específicos e com as suas próprias árvores de evolução.

A escolha da classe é totalmente livre, ou seja, o jogador pode optar por uma classe numa missão mas na seguinte alterar para outra, o que permite que cada personagem possa dominar várias classes.

 

Da cidade de Al-Khampis para as missões no exterior

A história decorre com a cidade de Al-Khampis como o nosso hub de arranque da história e das missões. É o ponto central da demo e onde tudo tem início. É em Al-Khampis que encontramos as lojas para adquirir novas armas, equipamentos, poções e outros acessórios, bem como onde encontramos os NPCs que nos atribuem missões.

Após as escolhas das missões somos então lançados no mundo exterior onde nos vamos deparando com algumas zonas de interesse, e onde as próprias missões decorrem.

 

Novos poderes e ataques

À medida que vamos avançando na história, as personagens ganham experiência permitindo assim transformar os pontos de experiência ganhos em novos poderes e ataques. Estes novos ataques e habilidades desbloqueados são, no entanto, atribuídos automaticamente (de acordo com a classe activa do personagem), o que demonstra uma árvore evolutiva demasiado linear não permitindo ao jogador escolher livremente as novas habilidades a desenvolver.

O sistema de combate é feito por turnos mas mostra algumas nuances interessantes. A primeira das quais é um sistema de Pontos de BP (Brave Points) que permitem ataques poderosos de cada personagem.

Estes ataques especiais, são interessantes e trazem consigo uma forte componente estratégica. Por exemplo, existem alguns ataques das personagens Valkyrie, os ataques Jump, que permitem à personagem lançar um salto poderoso no arranque de um turno, para terminar o movimento num segundo turno, com um ataque poderoso no adversário escolhido.

Outra opção no decorrer de um combate é a de Default que permite à personagem apenas defender durante esse turno e acumular Brave Points permitindo, por sua vez, que no próximo se lance um ataque duplo na própria jogada.

Em alguns casos, quando se consegue vencer um combate no primeiro turno existe ainda a possibilidade de enfrentar novos adversários mas com um bónus superior. Por exemplo, ganhando um combate no primeiro turno, tem-se a oportunidade de lutar um segundo com uma odd de 1,5 (multiplicando os pontos e dinheiro ganhos por esse valor) e ao se vencer esse pode-se ainda ter a hipótese de jogar um terceiro com uma odd de 1,8.

 

Um sistema desafiante

É um sistema desafiante e que obriga o jogador, não só a conhecer cada personagem, como a dominar o uso estratégico dos seus ataques e poderes especiais para obter as melhores e maiores recompensas.

Existe muita estratégia em The Ballad of the Three Cavaliers o que cria uma certa expectativa para Bravely Second: End Layer.

 

À disposição do jogador…

Por fim, gostaria de referir a quantidade imensa de itens e acessórios que o jogador tem à sua disposição. Desde itens que os inimigos vão deixando, a pedaços dos monstros derrotados ou armas e poções melhoradas… The Ballad of the Three Cavaliers tem um arsenal de opções vastíssimo.

E com tamanha diversidade é óbvio que se torna necessário ter um bom sistema de inventário. Nesse capítulo o jogo aposta num sistema de sacos de armazenamento. Existem de vários tamanhos e que podem ser aumentados ainda nas lojas da cidade.

O jogo traz ainda consigo, uma Enciclopédia de conhecimento que vai sendo escrita ao longo do jogo e que vai revelando mais informação sobre os seres e localizações do jogo o que vai ajudando a conhecer um pouco melhor da história, personagens e eventos do jogo.

 

Resumindo

Gostei bastante do que vi no The Ballad of the Three Cavaliers e realmente acabei por ficar com enorme curiosidade em relação ao Bravely Second: End Layer que será lançado em breve para Nintendo 3DS.

Bravely Second: End Layer   Bravely Second – Jobs

Exit mobile version